Coluna "Turismo": Escócia - parte 4

(publicada na edição 391)

Parte 3 | Parte 5

E aí, estão gostando da nossa viagem de trem pela Escócia? Começamos nosso roteiro passando pelas cidades de Londres e Chester (Inglaterra), Glasgow e agora estamos na capital das Highlands, Inverness, onde já fizemos um lindo tour. Nessa parte vamos explorar a região do Lago Ness que possui a fantástica e lendária história do famoso monstro.


Mas, antes de começarmos nosso passeio de Inverness ao Lago Ness, vamos conversar um pouquinho sobre esse monstro, aliás, monstra, pois os habitantes locais chamam-na de Nessie. Um primeiro encontro testemunhado por várias pessoas aconteceu por volta dos anos 500d.C. Em 1880 um mergulhador profissional, realizando um serviço em um barco afundado, narrou ter visto a Nessie e se apavorado para nunca mais mergulhar por aqueles lados. Existem diversos relatos de pessoas idôneas, às vezes nem tanto, que juram, de pés juntos, que a viram. Algumas fotos e filmes foram feitos, porém vários eram embustes, o que fez perder muito a credibilidade. A Nessie é uma plesiossauro, uma parente dos extintos dinossauros que faz parte da tradição dessa região. Para se ter uma ideia da importância dessa história, diversas expedições e estudos já foram realizados no lago, existindo até um Centro de Exibição do Lago Ness. Se é verdade ou mentira, não sei, mas que ajuda um bocado a impulsionar o turismo por lá, isso é fato!


Para conhecer o lago, vamos partir cedo de Inverness de van beirando o Canal da Caledônia na linda região das Highlands até o pier de Dochgarroch Lock, onde iremos embarcar no lindo barco da empresa Jacobite para um pequeno cruzeiro. Navegando por esse lago cativante e misterioso vamos apreciar as montanhas, as majestosas residências além de acompanhar a incrível profundidade desse lago, que pode atingir até 230m, através do sonar da embarcação, até chegar no Castelo de Urquhart, onde faremos uma visita.


O lago estende-se por quase 35km desde Fort Augustus até o Farol de Bona, onde une-se ao Canal da Caledônia. Localizado a 15m acima do nível do mar, suas águas são muito escuras e geladas, devido a sua profundidade, mas muito procuradas para lazer aquático, exceto para um mergulhinho.Em uma de suas margens está o Castelo de Urquhart que serviu no passado para controlar a passagem “Great Glen”, uma fissura glaciar que divide as highlands. Esse castelo foi abandonado em torno de 1692 e atualmente é um centro turístico. Nele você vai visitar as ruínas, alguns cômodos, subir na grande torre que oferece uma vista deslumbrante do lago e, no final da visita, assistir um interessante filme que conta a história do castelo.


Depois da visita vamos embarcar na van e seguir para o fantástico “Loch Ness Centre & Exhibition” que possui sete áreas temáticas que mostram através de filmes e imagens a história desde a formação do lago até os atuais relatos sobre o monstro, narrados pelo naturalista Adrian Shine, entusiasta pelo projeto. O centro de visitantes possui uma loja de souvenirs onde pode-se comprar uma série de produtos temáticos da Nessie, vestuário como cashmere e kilts (aquela saia masculina escocesa), uma uísque shop e um café para relaxar.


Gostaram do centro? Todos ainda inteiros, mesmo depois de encontrar com a Nessie? Então, vamos retornar para Inverness para descansar desse nosso maravilhoso e inesquecível dia. Nada melhor, depois de um banho, ir para um pub, comer uma comidinha típica ao som de algum folk.


Para os que puderem ficar mais alguns dias em Inverness, a sugestão é ir conhecer Dores e Foyers, pequenas e charmosas aldeias junto ao lago, famosas pela excepcional beleza. Para os que não puderem ficar, vamos nos preparar para embarcar cedinho no trem que nos levará a belíssima Edimburgo, capital da Escócia. Então, até a próxima edição com mais uma coluna de turismo “vamos com o Guia Valle”. Se você perdeu alguma parte dessa viagem, não se preocupe, basta acessar www.postoseis.com.br e clicar nas edições anteriores do jornal. E não se esqueça, procure as agências de turismo anunciantes dessa coluna antes de fazer suas reservas. Além de ser mais seguro, você estará contribuindo para a manutenção dessas dicas.

Dicas:

• A empresa que faz os passeios ao Lago Ness, Castelo de Urquhart e ao Centro de Visitantes é a Jacobite que pode ser acessada através do site www.jacobite.co.uk. Inclusive possuem alguns outros passeios pela região.

• Existem diversas lojas na região que vendem réplicas da Nessie. Apesar de existir um padrão para os formatos em pelúcia, não hesite em comprar a que mais agradou, pois você pode não encontrar similar em outra loja.

• No castelo de Urquhart não deixe de assistir o filme sobre a história. Além de ser bem interessante, uma linda surpresa irá se descortinar no final da apresentação.

• Existem cidades super aconchegantes ao redor do lago onde você pode se hospedar.