Coluna "Turismo": Escócia - parte 5

(publicada na edição 392)

Parte 4 | Parte 6

Nossa agradável companhia na coluna passada foi a monstra Nessie. Sim, aquela do Lago Ness que todos acham que é macho, mas na verdade é uma moça. Para relembrar nossos leitores, estamos fazendo uma linda viagem de trem pela Escócia. Já passamos por Glasgow e Inverness, onde visitamos o famoso lago e seus arredores. Nosso próximo e último local dessa viagem é a cidade de Edimburgo.


Todos preparados? Então vamos embarcar com o Guia Valle para mais uma linda viagem pela charmosa Escócia, a terra da “água da vida”, o tradicional uísque.


Edimburgo é a capital da Escócia, banhada pelo rio Forth. De longe a impressão que temos é de uma cidade construída como castelos de areia. Dominada pelo Castelo de Edimburgo, construído sobre uma rocha vulcânica, a cidade é um verdadeiro pólo turístico, dividida em duas grandes áreas. A primeira é onde está localizado o Castle Rock e o centro histórico. A segunda, é a parte nova com seu grande jardim verde onde estão os museus e os grandes magazines.


A parte antiga preserva ares medievais com diversas vielas, casario da época da Reforma Protestante e os principais pontos turísticos. Por uma reta conhecida como Royal Mile, você pode programar um passeio a pé desde o Palácio de Holyroodhouse, “residencia oficial de Sua Majestade Rainha da Escócia”, até o Castelo, passando por diversos pontos de interesse. É nessa artéria que se encontram vários restaurantes e as tradicionais lojas de uísque que oferecem diversas marcas, com idades diferentes, além de acessórios para os grandes apreciadores.


O Palácio de Holyroodhouse ainda é utilizado como residência da monarquia. Algumas partes são abertas para visita. Com sorte, se não estiver ocupada por algum membro da família real, você poderá conhecê-lo melhor. Não deixe de apreciar os aposentos com maravilhosas paredes e a Coleção Real com armas, livros, jóias... dos reis há mais de 500 anos. Ao lado do palácio, caso tenha disposição e queira apreciar uma das belas vistas da Escócia, suba o monte Holyrood Park até o mirante chamado Arthur´s Seat.


No final da Royal Mile está o impressionante Castelo de Edimburgo. Em seu interior você pode visitar as prisões militares, o museu, a sala das jóias da coroa, o Grande Hall com armamentos, a Capela de Santa Margarida (construção mais antiga da cidade, datada do século XII em comemoração a mãe de David I), o Memorial Escocês da Grande Guerra e apreciar a linda vista para a cidade moderna. Diariamente, às 13h, desde 1861, acontece o tradicional tiro de canhão. Esteja lá na hora.


Do outro lado, na cidade nova, passeie pelos jardins da Princess St, a Praça de St.Andrew, os museus, suba no monumento “Scott Monument” para tirar a mais bela foto da cidade antiga, inclusive do castelo, e caminhe até o alto da colina Calton Hill onde existem as lindíssimas construções “Dugald Stewart Monument” e National Monument”, conhecidas como a Grécia escocesa. Nesse parque você também vai apreciar o Rio Forth e avistar algumas.... praias do local.


Meus amigos viajantes, por aqui encerramos nossa viagem pela Escócia. Visitamos as Highlands e Lowlands, passando por diversas cidades em um belíssimo e confortável trajeto de trem. Muita gente tem perguntado sobre as destilarias de uísque. Vou dedicar a próxima edição para conversarmos um pouco sobre o assunto, com um roteiro diferente batizado de “Discovering Distilleries”.


Então, até a próxima edição da Coluna Vamos com o Guia Valle. E não esqueça: quando for viajar procure uma agência de viagem anunciante da nossa coluna. Até lá!


Dicas

• Na Royal Mile, próximo ao castelo, existe um centro onde você pode conhecer a fabricação do uísque de forma bem interessante. O local se chama “The Scotch Whisky Experience” que oferece três tipos de tour: Silver Tour, Gold Tour e Platinum Tour. Vale muito a pena.

• Se você gosta de assombração, não deixe de acompanhar um dos horripilantes tours conhecidos como “Edinburgh Ghost Tour” oferecidos em diversos locais.

• Diariamente às 11h e 14h você pode fazer um tour grátis pela cidade acompanhado de guias. O local de encontro é no centro da Royal Mile.

• Para fazer um passeio de barco pelo Rio Forth você pode optar pelo “Maid of the Forth”. Nesse agradável cruzeiro de uma tarde vai apreciar a fauna marinha, as pontes, lindas paisagens... Para chegar ao local de embarque “South Queensferry” basta pegar um trem na estação Waverley ou o ônibus 43 a partir do centro. Para reservar: www.maidoftheforth.co.uk