top of page

Coluna "Turismo": Escócia - parte 3

(publicada na edição 390)

Estamos na Escócia curtindo a região das Highlands, chegando a cidade de Inverness. Nosso trem partiu de Glasgow e segue para o norte do país. Nessa época, o clima é bem agradável e a paisagem é incrível. Essa parte do roteiro será dividida em duas edições. Nessa vamos conhecer bem a capital das terras altas e, na próxima, a região do Lago Ness. Sim, aquele do temível monstro. Todos de malas prontas? Então Vamos com o Guia Valle para mais um lindo passeio.


As terras altas (Highlands) são uma zona pitoresca com lagos, fiordes e um grande número de ilhas que podem ser visitadas. A cidade mais importante, considerada a capital, é Inverness, que possui excelente estrutura de hoteis, restaurantes, lazer e compras e é banhada pelo Rio Ness. Aqui também é um ótimo ponto para conhecer algumas destilarias de uísque.


Reserve pelo menos cinco dias para visitar Inverness e arredores. O city tour, que deve ser feito a pé, começa no Castelo no alto da colina que possui uma vista espetacular das montanhas mas que não é aberto a visitas já que o monumento é utilizado como tribunal. Seguindo você passará pela Prefeitura, uma linda casa escocesa datada de 1708 e pelo antigo presídio, que possui em sua torre de 45 metros o relógio e onde atualmente funciona o Halifax Museum. Atravessando o Rio Ness, vá em direção à Catedral St.Andrew's, construída em 1869 e de lá, beirando o rio, aprecie os tradicionais pescadores de salmão do Atlântico até chegar as Ilhas Ness, pequenas ilhotas com lindos caminhos a pé.


No outro dia, comece o passeio observando os prédios históricos do centro antigo, através do mercado vitoriano, ao moderno Eastgate centro. Caminhe pela rua Academy até chegar à rua Friars Ln, onde pode-se conhecer a igreja antiga do século 15. Continue beirando o rio e passe pela ponte suspensa até a Fraser St, onde existe um exemplo de casa do século 16 das highlands. Nossa próxima parada é no Dunbar's Hospital, datado de 1668, onde atualmente funciona um pequeno centro de lojas. Para completar o passeio por Inverness, vamos conhecer o antigo mercado, o Victorian Market, com diversas lojas e cafés para descansar e apreciar o esplendor da arquitetura vitoriana. Para terminar o dia, nada como um bom chocolate local acompanhado de um Dram de uísque.


A próxima etapa será dedicada aos arredores de Inverness, com diversos passeios pelas cidades próximas, lagos e montanhas. Então, não perca a próxima edição com a coluna de turismo Vamos com o Guia Valle. Até lá!


Dicas

• Chegando a Inverness vá logo ao Centro de Informações, na Bridgt St, para pegar mapas e contratar passeios pela região.

• Caso você queira pescar salmão no Rio Ness, existe a opção de alugar o traje adequado e o material próximo às Ilhas Ness.

• Uma boa loja de chocolate típico das highlands é a Maya Belgian Chocolates, localizada na rua Strothers Lane, 5.

• Próximo de Inverness, na charmosa e pequena cidade de Muir of Ord, está a famosa destilaria de uísque Glen Ord que oferece visitas guiadas. Para informações, glen.ord.distillery@diageo.com

• Outra boa dica é alugar bicicleta para passear por Inverness. Existe uma loja de aluguel na 12 Church St.

• Para quem procura bons restaurantes, a cidade é bem servida. O The Room, localizado na 73 Queensgate, é uma ótima opção.

• Existem alguns barzinhos onde grupos folclóricos se apresentam durante a noite. Lembre-se que você só pode entrar até às 22h. As apresentações são gratuitas e o povo local admira muito.

bottom of page