Coluna "Turismo": Costa das Baleias - parte 2

(publicada na edição 397)

Parte 1

Vamos para Cumuruxatiba? Seguindo nossa linda viagem pela Costa das Baleias, onde já visitamos Caravelas, Abrolhos, Alcobaça e Prado, vamos nos preparar para conhecer a região do descobrimento do Brasil. Para quem não sabe, é do lado de Cumuru (para os mais chegados) que fica a praia da Barra do Cahy, local do primeiro desembarque oficial dos portugueses.


Todos prontos? Então rumo ao paraíso, “onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa”. Vamos para Cumuruxatiba!


Localizada no distrito de Prado, Cumuru é uma intocada vila de pescadores com excelente estrutura hoteleira e gastronômica com lindas praias de águas calmas, excelentes para banhos e caminhadas e rios onde também podemos tomar banhos. No centro estão localizadas as praias da Represa, do Centro e do Pier. As hospedagens na vila ficam no Centro ou na Praia do Rio do Peixe. Os restaurantes, no centro ou nas praias.


Para quem quer descansar e ficar à toa, a opção é se hospedar na região da Praia do Rio do Peixe. Por lá você vai curtir praias praticamente desertas, com piscinas naturais que se formam na maré baixa e descobrir um belíssimo ecossistema. Se quiser mais movimento, a pedida são as pousadas no centro. Mas não espere muita badalação, pois Cumuru é uma vila pequena, procurada pelos amantes da natureza.


As opções de passeios pelas praias no arredor são deslumbrantes. Em direção a Prado, você vai apreciar as fantásticas falésias, típicas dessa parte do litoral, com suas cores bege, vermelha, ocre ou marrom. De Prado a Cumuru existem lindas praias como da Paixão, Amendoeira, Ostras, Japara Grande, Japara Mirim e Areia Preta. Em sentido a Corumbau, outra pitoresca vila maravilhosa, destaque para as paradisíacas praias do Moreira, Imbassuaba, Calambrião e Barra do Cahy.


Aproveite esse paraíso que conserva as belezas naturais e valoriza o meio ambiente, as raízes de seu povo e seus costumes. Ande descalço pelas praias, alugue caiaque para conhecer cantinhos de praias inacessíveis por terra, faça passeios de barcos para mergulhar em Corumbau e ver as baleias, um lugar de pessoas simples mas muito hospitaleiras.


Espero que tenham gostado da nossa viagem pela Costa das Baleias. Foram dias de muitos mergulhos em águas mornas do mar e geladas dos rios, comidinhas caseiras e saborosas e o verdadeiro contato com a natureza!


Dicas:

• Como chegar: De carro, pela BR101, a partir de Teixeira de Freitas entre em direção a Alcobaça/Prado. De Prado a Cumuruxatiba você pode optar por duas estradas (de terra) – a litorânea (evite em caso de chuvas fortes) ou a central. Caso faça opção por avião, o destino é Porto Seguro. De lá para a vila, siga na BR101 em direção sul a Itamaraju e de lá para Prado pela BA489.

• Cocada: não deixe de experimentar as saborosas cocadas da Neuza, localizada ao lado do Ateliê Renata Homem.

• Distâncias: do Rio – 1.000Km; de Prado - 32Km; de Porto Seguro – 250Km.

• Gastronomia: geralmente à base de frutos do mar. O prato típico é o arroz de polvo servido em diversos locais. Na estrada para o Rio do Peixe existe a opção do Pastel Italiano e no centro, pizzaria e a tapiocaria “Estamos Funcionando”. Caso queira fazer as refeições na pousada em que está hospedado, solicite na recepção.

• Abastecimento: apesar de existir um posto de gasolina na vila, encha o tanque quando passar por Prado.