top of page

São Conrado

Thayssa Rodrigues

Paróquia São Conrado, no bairro homônimo
Paróquia São Conrado

Considerada uma das regiões mais nobres do Rio, São Conrado é apontado como um bairro turístico devido a beleza geográfica de sua região. Emoldurado por montanhas suntuosas e uma praia magnífica, o local dispõe, ainda, da mais famosa rampa de voo livre da cidade, localizada no pico da Pedra Bonita, ao lado da Pedra da Gávea. Do lugar é possível ter uma vista privilegiada do bairro, a uma altura de 570 metros. O espaço conta com uma pequena arquibancada para abrigar todos aqueles que desejem contemplar os saltos de perto e apreciar a paisagem formada aos pés da montanha. O bairro inclui, ainda, uma das maiores comunidades do país, a famosa Rocinha, que ostenta na passarela de entrada uma obra projetada pelo finado e reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer.

Em seus tempos primórdios, a faixa de terra, ainda deserta, localizada entre a praia e as montanhas, pertencia a Fazenda São José da Lagoinha da Gávea, herdada pelos descendentes de Salvador de Sá e Benevides. Na época, correspondente a meados do século XVIII, o acesso ao terreno era feito por uma estrada de terra, que posteriormente viria a se transformar na Estrada da Gávea. Em 1932 a propriedade foi comprada por Osvaldo Riso, que transformou o antigo sítio na Villa Riso, existente até hoje.

Foi apenas no início do século XX, no entanto, que o bairro começaria, de fato, a se concretizar. Nesse período, o comendador e arquiteto Conrado Jacob Niemeyer era dono da maioria das terras da região. Foi ele o responsável por abrir uma rodovia que facilitou o acesso ao local, através de uma via oposta a antiga estradinha da Gávea. A Avenida Niemeyer foi custeada com os recursos do comendador e doada a prefeitura, que a nomeou em sua homenagem. O projeto, ousado para os padrões de construções da época, resultou em uma estrada que contorna o Morro Dois Irmãos e beira o Oceano Atlântico, a 35 metros do nível do mar. O caminho foi inaugurado em 1916 e passou a ligar a Zona Sul a Zona Oeste da cidade, em um trajeto que vai do Leblon a Praia de São Conrado, que ainda era conhecida naquela época como Praia da Gávea, já que, todavia, nem mesmo o bairro era conhecido por esse nome. A orla havia sido batizada dessa forma por seus frequentadores por estar localizada próxima a Pedra da Gávea que, por sua vez, foi nomeada dessa forma por se assemelhar a gávea de um veleiro, quando vista do mar.

O nome da região surgiu em decorrência da única igrejinha instalada ali (e existente até hoje), também em 1916. A paróquia, assim como a avenida foi feita por Conrado Jacob Niemeyer, que decidiu chamá-la de Igreja São Conrado devido a sua devoção pelo santo homônimo. A partir de então, a região ficou conhecida como São Conrado e a praia mudou de nome. Entre as décadas de 1940 e 1950, o movimento do local aumentou e algumas áreas foram loteadas, dando origem a espaços como o Jardim da Gávea e a Estrada das Canoas, em uma rua lateral a famosa igrejinha, que liga o bairro ao Alto da Boa Vista, passando pela Floresta da Tijuca. Entretanto, foi apenas na década de 1970 que o local passou por um intenso crescimento imobiliário. Foi nessa época que o Túnel Dois Irmão (atualmente conhecido como Túnel Zuzu Angel) foi inaugurado, assim como a Auto Estrada Lagoa- Barra. Os novos caminhos aumentaram o fluxo do bairro e, consequentemente, contribuíram para o seu desenvolvimento. Surgiram, então, os grandes e luxuosos condomínios e alguns hotéis voltados para a elite que costumava frequentar a região.

Entre as décadas de 1970 e 1980, a comunidade da Rocinha, que havia se instalado na parte superior do Morro Dois Irmãos ainda na década de 1930 com a ocupação de pequenos casebres, resididos por agricultores que trabalhavam nas fazendas da região, apresentou um crescimento acelerado se tornando a maior comunidade do Brasil. O local, habitado por uma população de baixa renda, caracterizou a diversidade do bairro, em contraponto com a elite que o cerca.

Em novembro de 1974 foi realizado o primeiro voo livre na região, comandado por um piloto brasileiro do topo da Pedra da Agulhinha. A partir de então, o esporte passou a se desenvolver no bairro. Entretanto, como o acesso a trilha para a Pedra da Agulhinha era difícil, abriu-se um caminho, pela Estrada das Canoas, para a Pedra Bonita, onde foi instalada uma rampa de saltos destinada a prática. Em 1975 o local já era tão famoso que foi sede para o primeiro Campeonato de Voo Livre Brasileiro. Os pilotos decolavam da rampa, localizada a 570 metros de altura, e aterrissavam no fim da Praia de São Conrado, em um trecho conhecido como Praia do Pepino. Em 1982 foi inaugurado o Shopping Fashion Mall, apontado como o mais sofisticado do Rio até hoje.

Em 2001 a área destinada ao voo livre foi reformada, ganhando estacionamento, banheiros e arquibancada, para que os visitantes possam curtir a paisagem e apreciar os saltos de perto. Para aqueles que desejem apenas observar a beleza da Praia de São Conrado sobre um ângulo diferente, há ainda uma outra opção de espaço para essa admiração, além da tradicional rampa da Pedra Bonita. Trata-se de um mirante localizado na Estrada do Joá (caminho que liga o bairro a Barra da Tijuca), que permite uma visão total da orla. O local possui uma rampa de acesso em sua entrada, o piso é revertido por tacos de madeira e a mureta, de concreto, ostenta uma colagem de azulejos coloridos.

Em 2010, a comunidade da região ganhou uma atração artística que já se tornou um marco no bairro. Neste ano foi inaugurada uma passarela projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da Rocinha. A estrutura, que possui 60 metros de extensão, está localizada sobre as pistas da Auto Estrada Lagoa Barra, em frente ao Túnel Zuzu Angel.

Atualmente São Conrado é apontado pelos visitantes como um Oásis em meio a cidade, por reunir em uma única região do Rio, floresta, montanha, praia e entretenimento. Os principais pontos turísticos da área são: Praia do Pepino, Paróquia de São Conrado, trilha da Pedra da Gávea, rampa de voo livre da Pedra Bonita, Shopping Fashion Mall, tour guiado pela Rocinha e Mirante do Joá.

bottom of page