Quem é quem nas ruas de Copacabana? - parte 3

Publicado na edição 342 (2ª quinzena de julho de 2012) Parte 2 | Parte 4


Rua Percy Murray - fundador da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação.


Rua Djalma Ulrich - Djalma Ulrich de Oliveira, um dos participantes da Revolta Paulista de 1924.


Rua Almirante Gonçalves - Jerônimo Francisco Gonçalves, militar que se destacou na Guerra do Paraguai (1864 - 1870) e que foi um dos responsáveis pela vitória do marechal Floriano Peixoto na Revolta da Armada (1839 – 1894).


Rua Sá Ferreira - Francisco Cláudio de Sá Ferreira, um dos fundadores da Policlínica de Botafogo.


Rua Saint Roman - Serre de Saint Roman, aviador morto em uma travessia do Senegal ao Brasil após seu avião desaparecer no litoral do Pará.


Rua Custódio Mesquita - Custódio Mesquita de Pinheiro, músico e autor de 111 composições.


Rua Sousa Lima - Agostinho José de Sousa Lima, médico e professor brasileiro.


Rua Conselheiro Lafayete - Lafayette Rodrigues Pereira, político, jornalista, advogado brasileiro.


Rua Bulhões de Carvalho - José Luís Saião Bulhões de Carvalho, médico e organizador do recenseamento brasileiro em 1920.


Rua Francisco Sá - engenheiro e político. Foi senador e deputado (geral e federal) entre 1906 e 1927. Dentre suas obras importantes, estão o paisagismo da Quinta da Boa Vista, o planejamento do sanitarismo da Baixada Fluminense e as instalações elétricas da Estrada do Corcovado.


Rua Júlio de Castilhos - Júlio Prates de Castilhos, jornalista e político. Foi um dos principais autores da Constituição Estadual de 1891, no Rio Grande do Sul.


Rua Rainha Elizabeth da Bélgica - Elizabeth Gabriele Valérie Marie, rainha da Bélgica Dentre seus feitos, destaca-se a coragem durante a 1ª Guerra Mundial, na qual visitou as linhas de frente e patrocionou uma unidade de enfermagem. Nas artes, criou, em 1937, o Concurso Musical Eugène-Ysaye.


Rua Joaquim Nabuco - Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.


Rua Francisco Otaviano - Francisco Otaviano de Almeida Rosa, patrono da cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras. Foi deputado geral e senador do Império (1867 ¨C 1889) e negociador do Tratado da Tríplice Aliança, na Guerra do Paraguai.


Rua Barata Ribeiro - Cândido Barata Ribeiro, médico pediatra. Foi diretor do serviço médico e cirúrgico do Hospital da Caridade e membro da Academia Nacional de Medicina. Na política, foi senador do distrito federal.


Rua Ministro Viveiros de Castro - Augusto Olímpio Viveiros de Castro, ministro do Supremo Tribunal Federal em 1915.


Rua Felipe de Oliveira - Felipe Daudt D’Oliveira, poeta simbolista.


Rua Conrado Niemeyer - Conrado Jacob de Niemeyer, fundador do Clube da Engenharia, onde foi diretor durante 40 anos.


Rua Edmundo Lins - Edmundo Pereira Lins, jornalista, juiz e magistrado.


Rua Silva Castro - Antônio José da Silva Castro, militar que foi lutou pela Independência da Bahia, entre 1931 e 1932. Era avô do poeta Castro Alves.