top of page

Quem é quem nas ruas de Copacabana? - parte 4

Publicado na edição 343 (1ª quinzena de agosto de 2012) Parte 3


Rua Domingos Ferreira – Domingos Antunes Ferreira, membro do 2º Conselho Municipal entre 1894 e 1897.


Rua Aires Saldanha – Aires Saldanha e Albuquerque Coutinho Matos e Noronha, governador do estado do Rio de Janeiro entre 1719 e 1725. Foi o responsável pela canalização do Rio Carioca e pela construção do aqueduto que hoje é conhecido como os arcos da Lapa.


Rua Joseph Bloch – um dos fundadores do grupo Bloch Editores, posteriormente assumido pelo seu filho, Adolpho.


Rua Capelão Álvares da Silva – Antônio Álvares da Silva, conhecido como Frei Orlando. Integrou voluntariamente a Força Expedicionária Brasileira durante a 2ª Guerra Mundial. É considerado o patrono do serviço de assistência religiosa do Exército brasileiro.


Rua Henrique Oswald – Henrique José Pedro Maria Carlos Luiz Oswald, pianista e compositor que ganhou fama pelo talento e pela idade (tinha 16 anos em seu último conserto no Brasil).

Rua Leopoldo Miguez – Leopoldo Américo Miguez, compositor e maestro.


Rua Pompeu Loureiro – Pompeu Pompílio da Silva Loureiro, um dos participantes da Revolta Paulista de 1924.


Rua Raul Pompéia – Raul d’Ávila Pompéia, escritor brasileiro. Sua obra mais conhecida é “O Ateneu”, de 1888.


Travessa Cristiano Lacorte – antigo e conhecido morador da região. Foi escolhido como o torcedor símbolo da Copa do Mundo de 1958 e eleito vereador no mesmo ano.


Praça Demétrio Ribeiro – Demétrio Nunes Ribeiro, político e primeiro ministro da agricultura da república no Brasil.


Praça Bernardelli (Lido) – Henrique e Rodolfo Bernardelli, irmãos e artistas plásticos. Henrique destacava-se na pintura e Rodolfo era escultor. Eram proprietários de um dos primeiros imóveis da orla, localizado ao lado do logradouro.


Praça Manuel Campos da Paz – Manuel Venâncio Campos da Paz II, presidente da Câmara Municipal dos Vereadores do Rio de Janeiro em 1946.


Praça Cardeal Arcoverde – Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, primeiro arcebispo do Rio de Janeiro e primeiro cardeal da América do Sul.


Praça Serzedelo Correia – Inocêncio Serzedelo Correia, prefeito do Rio de Janeiro (1909 - 1910) que realizou urbanizou o espaço.


Praça Vereador Rocha Leão – Antônio da Rocha Fernandes Leão, político.


Praça Edmundo Bittencourt – jornalista fundador do Correio da Manhã.


Praça Eugênio Jardim – Eugênio Rodrigues Jardim, militar e político.


Praça Sarah Kubitshcek – Sarah Luiza Gomes de Lemos, esposa do ex-presidente Juscelino Kubitschek e prima de Francisco Negrão de Lima (governador do estado da Guanabara) e de Otacílio Negrão de Lima (prefeito de Belo Horizonte). Engajou-se em diversas obras sociais.

Praça Coronel Eugênio Franco – Eugênio Franco, militar. Foi o presidente da comissão da construção do Forte de Copacabana

bottom of page