top of page

Premiada peça “Órfãos” volta aos palcos cariocas em Ipanema


(Foto: Divulgação)

Depois de duas temporadas de sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e de uma turnê por sete cidades do estado, a peça “Órfãos” está de volta aos palcos cariocas até 25 de junho no teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. Com extensa carreira internacional, “Órfãos” (1983) deu projeção ao roteirista e ator norte-americano Lyle Kessler como dramaturgo e lhe rendeu comparações a Tennessee Williams pela crítica especializada.


Em cena, dois irmãos órfãos (Lucas Drummond e Rafael Queiroz) sequestram um misterioso homem de negócios (Ernani Moraes) para pedirem resgate e acabam encontrando a figura paterna que nunca tiveram e com a qual sempre sonharam. “Me apaixonei por essa peça desde que a li pela primeira vez, em 2018. É uma história linda sobre a luta do homem pela sobrevivência e, principalmente, sobre o afeto, que às vezes é bruto, tóxico”, resume Drummond, que continua:


“Meu personagem (Phillip) é criado pelo irmão mais velho, Treat (Rafael Queiroz), que bate carteira na rua para sustentar nós dois. Por acreditar que tem uma alergia terrível à maioria das coisas, Phillip não sai de casa há anos. Toda a sua visão de mundo é baseada no que ele vê pela janela, pela TV e pelo que o irmão conta para ele. É um personagem extremamente sensível, poético e com uma imaginação incrível”.


No papel de Harold, o homem mais velho que transforma a vida dos dois jovens, Moraes destaca o desafio lançado pelo diretor para a composição de seu personagem: “Pela primeira vez em teatro me deram um adjetivo para eu pesquisar: ‘elegante’. Normalmente, estou no universo dos ogros, dos malucos, dos torturadores, e o Phil está puxando isso de mim, que é fazer um personagem elegante, sem esforço, calmo, falando com a voz normal. Para quem me conhece como ator, sabe que eu transito muito no outro lado. Está sendo muito desafiador”. Queiroz concorda: “Fernando nos tirou da zona de segurança, de onde a gente transita bem, mudou nossa base e a desestruturou para reestruturar da maneira que ele quer e que sabe que vai ter o melhor resultado. É desafiador, mas ele é preciso, estica a corda até onde sabe que é possível”.


Serviço: “Órfãos” | Temporada: até 25 de junho de 2023 (sexta e sábado às 20h, domingo às 19h) | Casa de Cultura Laura Alvim (Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema) | Ingresso: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada) | Vendas online: https://funarj.eleventickets.com | Duração: 90 minutos | Capacidade: 190 lugares | Classificação indicativa: 14 anos | Tel: (21) 2332-2016 | Instagram: @orfaosteatro

bottom of page