top of page

Prédio em Copacabana decora portaria com enfeites de Natal de materiais reciclados


A decoração de Natal do Edifício Tâmara, na Rua Cinco de Julho, voltou a ser exposta nesse ano. Os adornos, que já se tornaram uma tradição em Copacabana, são montados apenas com materiais reciclados, como garrafas PET, papelão e isopor coletados pelos próprios moradores. Nessa edição, as peças celebram ainda a Copa do Mundo, misturando as duas festas.

É a 12ª vez que os enfeites são organizados pelo síndico Vicente Feitosa Tavares, que desde o ano passado se inspira em peças autômatas, como as popularizadas na Europa. “O presépio sempre muda. O desse ano é menor”, comenta. Apesar das dimensões reduzidas – o anterior trazia até os Reis Magos, por exemplo –, o atual traz a construção onde os animais viviam, com José e Maria recepcionando o recém-nascido acompanhados de quatro ovelhas e outras criaturas que se movem. Reforçando a ambientação, luzes piscam levando o clima natalino à montagem, composta por materiais como pregadores de roupa, papel celofane e muito mais.

Atrás dela, um Papai Noel voltado para a rua segura, em uma das mãos, uma mensagem festiva a quem passa. Na outra, uma bandeira do Brasil remete à Copa do Mundo – pela primeira vez, as datas coincidem, o que inspirou também as cores da árvore de Natal composta por cerca de 600 garrafas PET, além de algumas extras guardadas para substituir as que possam vir a amassar. “Ultimamente nem compro materiais, aproveito tudo dos anos anteriores. Apenas as luzes que queimam são repostas”, comenta Vicente.


A decoração de Natal começou a ser elaborada com dois meses de antecedência.

bottom of page