Projeto Grãos de Gratidão encerra 2025 com festa inclusiva em Copacabana
- Mauro Franco

- 29 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O projeto Grãos de Gratidão encerrou 2025 com uma grande festa para crianças com necessidades específicas ou em realidade hospitalar. A ação reuniu participantes da Associação dos Amigos da Infância com Cancêr; e da Obra Social Dona Meca e do Instituto Uevom, que atendem pessoas com deficiências. A ideia da ação, que se repete sazonalmente, em datas festivas, é promover um dia de diversão, sem preocupações com tratamentos, terapias e outras intervenções que fazem parte do dia a dia do público.
Uma das novidades dessa edição foram as atividades promovidas pela Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), que levou o programa Educando Com Sustentabilidade. A ação explicou a importância do tratamento do lixo, apresentou brinquedos feitos de papel reciclado e até promoveu uma experiência de pintura, na qual as vasilhas com as tintas eram sementes reaproveitadas. A menina Manuela aproveitou para colocar para fora seus dotes artísticos. A criança, que é cadeirante, estava na festa com seus três irmãos e os responsáveis, que ficaram felizes com o convite. “Passeios como este fazem toda a diferença para crianças como ela, que não costumam sair. Até para usar Uber é difícil”, analisa a mãe, Jéssica Vasconcelos. O pai, Charles Vasconcelos, reforça que a família mora em Magé, lugar sem opções acessíveis para crianças, e que a menina faz tratamentos que a mantêm em hospitais durante 15 dias de cada mês. “Essa festa está sendo a única diversão dela”.
Já a menina Emily ficou encantada com a parede de escalada e a pista de três cordas (obstáculo militar replicado como diversão), atividades oferecidas pelo 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, mas foi o banho de mar, com direito a passeio de jetski, que a mantiveram ocupada em sua primeira participação na festa. “Ela disse que está sendo o melhor dia da vida. Tenho mais dois filhos e financeiramente, sai puxado trazê-los até a praia”, comenta a mãe, Priscila Menezes. Outro estreante era Miguel, também acompanhado pela mãe, Verônica dos Santos. A criança se encantou com a cadela Zelda, que compõe o canil do Bombeiros e atua na área de buscas, mas que esteve na festa para brincar com os pequenos participantes e ganhar carinho. “Ele ama bichos”.
Outros animais, estes taxidermizados e levados pela Reserva Biológica Estadual de Guaratiba, fizeram muito sucesso, já que foi uma oportunidade ímpar para muitos os verem de perto e até encostarem em alguns. “As crianças ficam encantadas principalmente com o pinguim e o tubarão”, aponta o guarda-parque Caio Dantas. “O parque é composto majoritariamente por mangues; 70% de toda a vida marinha passa por eles”.
O público também se divertiu com as brincadeiras promovidas pelo animador Casquinha e pelas apresentações artísticas, como do grupo Flor de Aruanda e do projeto Educar Pelo Esporte, da Vila Olímpica Seu Amaro, na Maré. A alimentação foi garantida por voluntários durante o dia inteiro: coube ao Clube Marimbás fornecer o café-da-manhã; ao 3º Grupamento Marítimo, o almoço; à Ribeiro Pizzas, o lanche com variedades de pizzas; e ao Quimionautas, os bolos e os docinhos; e ao Sorvete Alex, os picolés. Muitas das bebidas foram trazidads pelo grupo que orquestrou a vinda de 15 jetskis de Niterói. A festa contou ainda com os seguintes colaboradores: Fairmont Hoteis, Rei e Rainha do Mar, Nabil Esportes, Wilson Nunes (decoração), Marapendi Canoa Club, Nabil Esportes e Escola Náutica de Niterói, todos organizados pelo trio Susana Madruga, Paulo André Madruga e Ricardo Martins. Encerrando o dia, as crianças foram surpreendidas por um grupo de super-herois, levados ao local pela Ação Cosplay. A visita deles antecedeu outra muito aguardada pelas crianças: a de Papai Noel, que distribuiu presentes a todas.



Comentários