top of page

Praias de Copacabana e Ipanema recebem ações de saúde gratuitas para toda população


(Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, duas praias cariocas vão receber ações de saúde gratuitas do Centro Universitário IBMR, integrante do Ecossistema Ânima. Desta vez, a mega açao será realizada nas orla sde Ipanema, no sábado (16), e de Copacabana, no domingo (17), sempre das 9h às 13h.


Na ação, os participantes vão contar com anamnese digital (entrevista feita para avaliar saúde de uma pessoa), avaliação da pisada, avaliação de marcha e cardiorrespiratória (teste do degrau), avaliação e orientação nutricional, aferição de glicose, treinamento de primeiros socorros e orientações para auto avaliação das mamas. Serão instaladas tendas em cada praia, com profissionais da saúde capacitados do IBMR. Os atendimentos serão feitos em parceria com a Subprefeitura da Barra.


O diretor do IBMR, Vinicius Vieira da Costa, explica que o Centro Universitário demonstra seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos cariocas, proporcionando acesso aos cuidados que podem impactar positivamente a qualidade de vida de todos.


“Esta ação visa alcançar um público diversificado, levando educação nutricional, sessões de fisioterapia, orientações sobre prevenção de doenças e atividades físicas orientadas diretamente para a comunidade. E tudo gratuito”, lembra o diretor.


Corpo flexível e saudável

O coordenador de Educação Física, Fisioterapia e Fonoaudiologia do IBMR, Thiago Arruda, explica que ações de saúde como essas e a conscientização para adotarmos uma atividade física completa são importantes para pessoas de qualquer idade.


A flexibilidade, cita como exemplo, é uma capacidade física relacionada à promoção de saúde, e deve ser trabalhada diariamente. A mesma pode ser estimulada com alongamento. “Ele aprimora a flexibilidade muscular, mas também, a amplitude de movimento das articulações e a circulação sanguínea, reduzindo o risco de lesões musculares e articulares. Além disso, contribui para a manutenção de uma postura adequada e alívio do estresse acumulado”, explica Thiago.


Ele acrescenta que, além do alongamento, a aferição periódica da pressão arterial é fundamental para monitorar a nossa saúde cardiovascular. “Detectar precocemente variações na pressão arterial pode prevenir doenças cardiovasculares graves, como a hipertensão, garantindo a saúde e o bem-estar a médio e longo prazo”, ensina.


Cuidado com a glicose alta

Raphael Oliveira, coordenador de Grande Área nos Cursos de Enfermagem e Nutrição do IBMR, Campus Catete, diz que as atividades de educação em saúde são fundamentais para melhoria da qualidade de vida. “A aferição de glicose permite uma busca ativa dos casos de hiperglicemia assintomática e consequente encaminhamento às unidades de saúde”.


Raphael explica que, durante a aferição da glicose e, no resultado sugestivo de diabetes, são buscados os sintomas mais comuns, que muitas vezes, a pessoa não percebe ou não sabe que é característico da doença. “Aos pacientes incrédulos, geralmente, apresentamos as consequências da falta de tratamento, como insuficiência renal, perda da visão e até mesmo amputação”, alerta.


Serviço - Ação de Saúde do IBMR nas praias do RJ


Dia 16 | Posto 10 - Ipanema (9h às 13h)

- Avaliação de marcha

- Anamnese digital

- Avaliação cardiorrespiratória (teste do degrau)

- Aferição de glicose

- Treinamento de primeiros socorros

- Autoavaliação das mamas


Dia 17 | Posto 5 - Copacabana (9h às 13h)

- Avaliação de marcha

- Anamnese digital

- Avaliação cardiorrespiratória (teste do degrau)

- Aferição de glicose

- Treinamento de primeiros socorros

- Auto avaliação das mamas

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page