top of page

“Música no Museu” reúne programação que exalta estilos musicais das diversas regiões do Brasil


O Instituto Cultural Música no Museu apresenta, em outubro, “Sons do Brasil”, programa que traça um panorama musical das diversas regiões do país. As apresentações, gratuitas, ocorrem em endereços como o Centro Cultural Banco do Brasil, a Academia Brasileira de Letras e o Paço Imperial, aliando os concertos a visitas a espaços culturais renomados.


A proposta da programação é ressaltar o trabalho de grandes compositores brasileiros, que produzem obras nos mais variados gêneros. Todas as regiões são representadas, com suas particularidades sonoras expostas ao público. A pesquisa do repertório foi realizada pelo musicólogo Newton Nazareth e o tema é apresentado em uma palestra introdutória que inclui, também, a temática cultural/religiosa afro-brasileira na data do espetáculo do Museu da Justiça.


Este trabalho foi inspirado na evolução da história brasileira desde os rituais trazidos da África pelos escravos, que originaram ritmos, coreografias e cantos autônomos inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das casas dos brancos, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. Até os dias atuais, os aspectos locais continuam fortemente presentes na música de cada parte do Brasil. Apesar da temática da programação, duas exceções trarão outros repertórios ao “Música No Museu”. No dia 12 de outubro, o Antique Cordova Ensamble, de Córdoba, na Argentina, apresenta-se ao público e no dia 19, o centenário de Dias Gomes é celebrado. A programação completa pode ser acessada na página www.musicanomuseu.com.br.

bottom of page