top of page

Leme ganha unidade da Biblioteca Hélio de La Peña


(Foto: @pmarchon)

O Leme ganhou uma nova biblioteca: a Hélio de La Peña, inaugurada pelo próprio humorista no Morro da Babilônia. Trata-se da segunda unidade da instituição, que funciona também no Caju, e promove atividades variadas com foco na formação de novos leitores.


“A educação está na base da minha trajetória. Acredito ser essa a principal alavanca para o progresso de uma sociedade”, aponta La Peña, justificando o trabalho. “A leitura é o principal fundamento da educação, além de ser o lazer mais proveitoso. Você viaja para qualquer lugar e para qualquer tempo sem usar passaporte”. O novo endereço saiu do papel graças ao apoio da Associação de Moradores da Babilônia, conforme conta o artista. “Ela nos recebeu de primeira e abraçou nossa proposta. Acredito que faremos muitas coisas boas juntos”.


Na biblioteca, são oferecidos serviços como empréstimo de livros, contação de histórias, conversa com escritores e espaço para brincadeiras, mas a proposta é expandir os trabalhos. “Futuramente vamos exibir filmes que foram adaptados de livros. ‘Correndo Atrás’ (atualmente no Globoplay) é o primeiro da lista. Ele foi inspirado no meu livro ‘Vai na Bola, Glanderson!’. Além do roteiro, atuo como ator e ainda participei da produção do filme”.


A participação do público é gratuita e não requer inscrição prévia. “Não é preciso nada. Basta chegar e fazemos um cadastro com informações básicas do usuário que já poderá frequentar e tomar livros emprestados”. O acervo traz títulos dos mais variados assuntos, como romances; contos; biografias; materiais sobre esportes, principalmente futebol; além de história do Brasil e do mundo. “Não aceitamos livros didáticos pois não terão função ali”. O espaço possui parceria com a Favelivro, instituição que recolhe livros e distribui para diversas bibliotecas comunitárias, mas também aceita doações pontuais.


Apesar do crescimento, a instituição ainda enfrenta dificuldades para funcionar. “Toda contribuição é bem-vinda. Qualquer valor ajuda e muito”, diz La Peña, convidando o público a colaborar por meio de PIX para o Instituto Social Leo, cuja chave é o CNPJ 44.231.889/0001-93. “Nossa ideia é consolidar o funcionamento da biblioteca e buscar abri-la todos os dias”, menciona, citando ainda a parceria com a rede Arabutã, formada por uma equipe de profissionais que se dedica a criar atividades de estímulo à leitura; com o grupo de ensino Zero Hum e com o Instituto Leo, que aspira criar outras unidades, tendo como modelo a unidade da Babilônia. “Temos muito trabalho pela frente ainda. Não queremos dar um passo maior que nossas pernas”, conclui.


A unidade da Biblioteca Hélio de La Peña do Leme fica na Ladeira Ary Barroso, 66. Mais informações podem ser obtidas por meio do Instagram @bibliotecalapena.

Commenti


I commenti sono stati disattivati.
bottom of page