top of page

Jovem de Copacabana lança novo livro com contos lúdicos


Abhay Zukoski (Foto: Acervo pessoal)

Aos 16 anos, Abhay Zukoski acaba de lançar seu quinto livro: “Capitão Cuscuz e Outras Histórias”. A obra é composta por contos leves, que abordam temas como a relação entre um humano e seu cachorro, pandemia, bullying, sonhos e outros que estão recebendo muitos elogios dos leitores devido à sensibilidade do adolescente, que está vendendo o título de maneira independente.


A história que dá nome ao material foi inspirada em um funcionário do edifício onde mora, em Copacabana: “No prédio onde vim morar, há escadas na portaria. Quando saio, os porteiros me ajudam a subir e descer com a cadeira de rodas. Um deles, o Severino, que trabalha à tarde, é muito forte e brinca, gira a cadeira… Perguntei como ele era tão forte e ele disse: ‘eu como muito cuzcuz’”, revela, explicando a razão da homenagem ao novo amigo, cujos gostos por alguns quitutes foram incorporados ao texto: “No final, o menino encontra um tesouro e divide com ele: um baú cheio de cuzcuz, goiabada, pão e tudo que ele gosta”.


Zukoski conta que “Capitão Cuscuz e Outras Histórias” demorou mais que seus livros anteriores para ser escrito: “Fui escrevendo bem devagar. O que me inspirou foi uma amiga, a Silvia Castro, que é contadora de histórias e professora. Durante o início da pandemia, em 2020, ela ficou fazendo lives e eu me distraía com elas. Numa, ela teve a ideia de fazer um concurso de construção de histórias. O namorado dela julgava e ela contava as que ele gostava. Escrevi várias, minha mãe também, e a Silvia sempre as apresentava. Depois, eu quis fazer o livro e ela generosamente fez a sinopse. Disse coisas lindas, fiquei muito feliz!”, comemora.


Além de Silvia, outro amigo também colaborou para a produção do livro: o ilustrador José Diaz, que conheceu o adolescente em um evento no qual o escritor, então uma criança, contava histórias para outros pequenos. “O Abhay passou a ser pessoa que tenho referência no sentido de talento e superação. Ele tem talento, é uma lição! Quando soube dos livros dele, levei um susto. Esse menino, naquela idade, já tinha livros publicados! Comprei uns dois ou três e fiquei surpreso com o reforço do conceito que foi minha primeira impressão. Tentei dar meu melhor para dar força a um escritor que é tudo de bom e merece ser divulgado”, conta o desenhista, que aceitou de imediato o convite feito pelo jovem escritor.


Apesar do lançamento recente, o garoto já tem planos para sua próxima publicação: “Há uma história que fiz para meu cachorro que morreu. Uma amiga me inspirou a produzir para ele. Escrevemos juntos e ela fez ilustrações lindas. É um projeto que estou torcendo para fazer, mas não sei quando vai ser”.


“Capitão Cuscuz e Outras Histórias” pode ser adquirido no dia 16 de setembro, na feira XVII Arte em Laranjeiras e Cosme Velho, no Largo do Machado, onde Abhay estará autografando os livros às 15h; ou encomendado com o próprio pelo telefone (21) 99417-0888.

תגובות


התגובות הושבתו לפוסט הזה.
bottom of page