top of page

Galeria de Arte Solar, em Copacabana, recebe nova exposição


Até dia 24 de junho, a Galeria de Arte Solar apresenta a exposição “Fluir”, de Matheus Almeida. A mostra abre o calendário do espaço em 2023 e firma a missão de aproximar o público infanto-juvenil de comunidades do universo das artes. Com curadoria do próprio artista e de Matile Marie Pereira, a programação tem como foco a natureza, despertando sobretudo para as novas gerações a necessidade de valorizá-la e preservá-la, alinhando-se aos movimentos atuais em prol da sustentabilidade.


“Convidamos o artista Matheus Almeida que, com sua arte, nos estimula a refletir, através de seus pássaros, a necessidade do homem de se reconectar com o meio ambiente. Uma troca indispensável que deve existir para o equilíbrio e a harmonia do próprio planeta e para o seu próprio autodescobrimento”, diz Matilde, que completa: “É também uma ótima oportunidade para visitar ou, para quem não conhece, conhecer a Galeria de Arte Solar, nossa história, o trabalho que realizamos com as crianças e jovens das comunidades Pavão/Pavãozinho e Cantagalo e nos ajudar a seguir com a missão de aproximá-los do universo das artes.”


Autodidata, desde pequeno Matheus é influenciado pela cultura e tradição chinesa desde os 14 anos, quando começou a praticar kung fu. Aos 18, conheceu o tai chi chuan e aos 20, a acupuntura. Nessa trajetória, enveredou-se pela medicina chinesa no momento em que a arte proporcionou uma retomada de sua vida, permitindo que as tradições daquela cultura influenciassem sua expressão artística. “Dessa forma, a minha busca é de protagonizar, no elemento terapêutico do meu consultório, um espaço pulsante, expressivo e banhado por sentimentos, pensamentos e emoções que moram nas minhas telas ou papéis”, define o artista em sua 14ª exposição.


A Galeria de Arte Solar é a primeira e única em uma comunidade do Rio de Janeiro estruturada com curadoria e calendário anual de mostras. É aberta ao público de todas as idades e tem entrada gratuita. Todas as obras estão à venda com parte da renda revertida para o Solar Meninos de Luz, um projeto sócio-educacional que oferece educação integral para mais de 430 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social no complexo do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo.


Serviço: Exposição “Fluir” | Artista: Matheus Almeida | Período expositivo: até 24 de junho | Horários: De de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h30m; sexta-feira, das 9h às 13h; sábado, das 8h30m às 12h | Local: Galeria de Arte Solar (Rua Saint Roman, 146 – Copacabana) | Entrada livre e gratuita (é necessária a utilização de máscara de proteção)

bottom of page