top of page

Exposição de desenhos de Anna Bella Geiger é apresentada no Oi Futuro


Aos 89 anos, Anna Bella Geiger é sempre capaz de trazer um novo olhar sobre o cotidiano, o mundo e a arte e, quase sempre, destacando a beleza do simples, conforme o público pode conferir na exposição “O Desenho na Obra de Anna Bella Geiger”, em cartaz no Oi Futuro até 24 de julho. A mostra traça uma retrospectiva do desenho nas sete décadas de carreira da artista, que também é responsável pela curadoria, nas artes visuais.


“Na minha trajetória mantive sempre uma atividade gráfica mais ampla. Se em alguns momentos a gravura suplantou o desenho, foram porém, sempre, atividades simultâneas. Não revelei a produção do desenho ao público com a mesma assiduidade da gravura. Não houve muitas chances, esta é a verdade. Também o fato de desenhos anteciparem, às vezes em meses ou mesmo em anos, as gravuras que daí se originavam, fez com que aqueles se mantivessem ausentes de uma participação maior e, com isso, sem a autonomia que agora exigem e é essencial”, revelou Anna Bella, em catálogo para exposição homônima na Galeria de Arte Paulo Figueiredo, São Paulo, novembro de 1981.


Foram necessários 40 anos para os desenhos ganharem destaque num projeto cultural, que inclui, além da exposição, livro e uma mostra virtual. Além de abrigar as obras da artista, o Oi Futuro facilita o acesso à coletânea destas produções disponibilizada numa galeria virtual. O visitante poderá conferir algumas das artes originais feitas na década de 1960; filmes de videoarte gravados nos anos de 1970 e, com ajuda de monitores no local, visitar a galeria virtual, com mais de 50 obras da artista, que poderá ser acessada por computadores, óculos de realidade virtual e projetada na parede da galeria, onde o visitante é quem comanda o passeio.


A exposição permite o acesso dos textos em versão falada e em Libras, língua que os monitores atuantes do espaço estão capacitados para interagir com o público. A galeria virtual traz ainda a tradução de todo o conteúdo escrito para o inglês. O projeto prevê ainda o lançamento de um livro-catálogo com a coletânea completa dos trabalhos de Anna Bella Geiger ao longo de sua trajetória. A publicação, homônima às exposições no Oi Futuro e na internet, conta com prefácio do renomado curador e historiador de arte suíço Hans Ulrich Obrist, que conheceu Anna Bella Geiger em sua Galeria Serpentine, em Londres, em 2018. O texto do material, previsto para ser publicado no segundo semestre deste ano pela Zucca Books, está reproduzido nas paredes do Oi Futuro e na galeria virtual, seguindo a tendência antecipadora apontada pela artista em relação a seus desenhos.


Serviço: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo) | Telefone: (21) 3131-3060 | Até 24 de julho | Dias e horário: de quarta a domingo, das 11h às 20h | Entrada gratuita | Classificação livre

bottom of page