Eventos comemoram os dias mundiais do meio ambiente e do oceano


(Foto: Divulgação)

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho e dos Oceanos, no dia 8. A proximidade das datas motivou uma série de eventos que visam a conscientização da população, que poderá participar de mutirões, palestras e até visitar uma exposição que traz ao público o reaproveitamento de resíduos. Todas as ações são gratuitas.


As comemorações tiveram início em 29 de maio, quando o Dia Internacional das Boas Ações resultou em uma atividade no Arpoador com a participação de vários grupos. Na data, foi realizado um mutirão de limpeza e também o plantio de 100 mudas de sete espécies de restinga diferentes, todas oriundas da Fazenda Modelo de Guaratiba e Viveiro de Grumari, na pedra, visando reconstituir a vegetação.


As festividades continuam com a exposição “Fui Lixo, Sou Arte”, do projeto Recicla Orla, desenvolvido pela Orla Rio com a startup Polen, patrocinado pela iFood. A mostra será apresentada entre 6 e 11 de junho na Casa de Cultura Laura Alvim. Com curadoria de Fernanda Cubiaco e Nathalia Barreto, conta com mais de 20 obras de nove ecoartistas (Ana Rocha, André Rongo, Cida Mansur, Davi Rezende, Didi Star, Marcelo Dau, Moema Branquinho, Oseias da Matta Santos e Pablo Aníbal Romero Cardozo), que apresentam trabalhos produzidos a partir de resíduos descartadas. A entrada é franca e haverá duas visitas guiadas diárias, que devem ser agendadas pelo telefone 98864-2401: uma às 13h e outra às 16h


Já no dia 8, estão programadas duas ações. A primeira, a partir das 12h, é o mutirão de limpeza #VemProAbraço, que terá a Praia de Copacabana como cenário. A iniciativa, encabeçada pela ONG Route Brasil e realizada com apoio de voluntários do ReciclaOrla, conta com 25 postos espalhados na areia. O grupo ainda dará um grande abraço simbólico no espaço, o que deve reunir 4 mil pessoas entre o Leme e o Posto 6. O calendário conta também com um ciclo de palestras sobre desenvolvimento sustentável no Hotel Fairmont, em Copacabana, na mesma data, das 14h às 18h.


O último dos eventos será no dia 11, quando outro mutirão de limpeza será realizado na Praia de Ipanema, a partir das 15h, perto do quiosque Pôr do Sol. A ação, mais uma vez, irá reunir toda a sua rede de voluntários e parceiros do Recicla Orla, responsável pelo acontecimento em parceria com o Ifood.


Serviço

Exposição “Fui Lixo, sou Arte”

De 6 a 11 de junho

Horário de funcionamento: das 13h às 18h

Visitas guiadas: diariamente às 13h e 16h com agendamento pelo telefone 98864- 2401

Entrada franca

Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema)


Mutirão de limpeza - Copacabana

Horário: das 12h às 14h

Local: Praia de Copacabana


Ciclo de Palestras da Semana do Meio Ambiente

Dia 8 de junho

Horário: das 14h às 18h

Local: Hotel Fairmont (Avenida Atlântica, 4.240)


Mutirão de limpeza iFood e Recicla Orla - Ipanema

Dia 11 de junho

Horário: das 15h30 às 17h

Local: Praia de Ipanema (próximo ao quiosque Pôr do Sol)