top of page

Espetáculo traça paralelo entre o Rio da bossa nova e o dos dias atuais


(Foto: Ligia Jardim)

Até 26 de junho, o espetáculo “Chega de Saudade!” é encenado no Teatro Prudential, relembrando personagens, biografias e memórias da bossa nova. Com elenco composto apenas por artistas negros, a produção volta ao Rio após temporadas de sucesso em São Paulo e na própria cidade, no SESC Copacabana. com narrativa conduzida pelas canções-ícone do movimento que embalaram o público. A produção da Aquela Cia. é encenada de sexta a domingo, às 20h.


A proposta da montagem é, por meio das canções-ícone do movimento, propor uma reflexão sobre o Rio de Janeiro cantado e a cidade como é de fato, sob a ótica de artistas com perspectivas distintas, aspirações e inspirações. A obra é dividida em três partes. Na primeira, “Sorriso”, é recriado um sarau no apartamento de Nara Leão. Na seguinte, “Flor”, os atores em cena questionam como aqueles músicos da década de 1950 veriam o futuro, cada vez mais distante das letras entoadas, em sua maioria, por jovens brancos e com boas condições financeiras, enquanto tentam realizar, ficcionalmente, um documentário sobre uma canção de amor amarga para a atualidade.


A música título do espetáculo, “Chega de Saudade”, conduz o final, intitulado “Amor”: até quando é possível sustentar o lirismo da bossa nova em tempos como os atuais? É possível romper a mudez do horror? Com um desfecho impactante, o espetáculo promete promover uma reflexão no público em relação a essa saudade sentida do Rio do “amor, do sorriso e da flor” que não existe mais.


“Chega de Saudade!” dá continuidade à interface com a linguagem audiovisual iniciada em sua peça-filme, lançando mão de projeções tanto de transmissões ao-vivo da peça quanto de materiais de arquivo como fotografias e matérias de jornais que mostram a construção da cena cultural e estética daquela nação, hoje um tanto distante devido aos traumas políticos, raciais e sociais.


Serviço: Temporada: até 26 de junho | Sessões: de sexta a domingo, às 20h | Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 - Glória) | Lotação: 359 lugares | Duração: 80 minutos | Ingressos: R$60 (inteira) e R$30 (meia)

Commentaires


Les commentaires ont été désactivés.
bottom of page