top of page

Espetáculo "O Nariz", de Nikolai Gógol, é encenado gratuitamente em Copacabana


Inspirados por Nikolai Gógol, o Ministério da Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal da Cultura e o Solar Meninos de Luz apresentam “O Nariz”, uma adaptação do conto original, com inserção de personagens inusitados, transformando-a em uma releitura muito cômica dos conflitos de classes sociais. O espetáculo é encenado dia 13 de maio, às 19h, na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana. A apresentação é gratuitas e os ingressos podem ser retirados na plataforma Sympla.


Na montagem, um galanteador funcionário público que se autointitula Major Kovaliov acorda em uma bela manhã sem o seu nariz. No meio dessa desventura, ele descobre que seu nariz ganhou vida própria e com uma patente maior do que a sua. Desesperado, o homem parte para uma jornada alucinada e cômica em sua busca.


Propor uma reflexão sobre a vaidade humana, suas lutas hierárquicas, escolhas e decisões, confrontando os seus dilemas e conflitos, a sua busca incessante em comparar-se ao seu semelhante, onde o status social prevalece ao diálogo, é o mote do espetáculo, realizado pela Escola de Teatro Solar em parceria com a MUSA Cia Teatral.


Essa é a segunda montagem do Grupo de Extensão da Escola de Teatro Solar, que pretende estabelecer a, a introdução de jovens periféricos no mercado de trabalho teatral. A encenação é simples, mas não simplória, em que a cenografia criativa transforma o palco em uma São Petersburgo, deixando o espectador imaginar a vida de uma cidade russa, com traços europeus.


O texto, inédito no Brasil, sela a parceria de mais de sete anos entre a Musa Cia Teatral e a Escola de Teatro Solar, e é resultado de muita pesquisa, como conta Cheila Oliveira, diretora do espetáculo e coordenadora da Escola de Teatro Solar:


“Encenar ‘O Nariz’ demonstra a pesquisa desenvolvida pela Musa Cia. Teatral na busca por um teatro mágico e lúdico, utilizando músicas autorais e clássicas. Tocadas ao vivo pelo próprio elenco, as músicas misturam as culturas russa e brasileira, de tal forma que os detalhes do texto possam ser enriquecidos e valorizados, e a presença cênica/corporal do ator no contexto apresentado seja rico e diferenciado.”


A Escola de Teatro Solar tem apoio da Musa Cia Teatral (metodologia) e patrocínio do Grupo Águas do Brasil e Estácio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ) e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

“O Nariz” – de Nikolai Gógol, por alunos da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz:| Dia 13 de maio, às 19h, na Sala Municipal Baden Powell (Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360 - Copacabana) | Ingressos gratuitos no Sympla | Classificação indicativa: 12 anos

bottom of page