top of page

Espetáculo homenageia 125 anos da primeira encenação de “A Gaivota”, de Tchékhov


(Foto: Nando Chagas)

A peça “Gaivotas”, projeto idealizado pela atriz e produtora Bibiana Rozenbaum e pelo diretor Fernando Philbert, homenageia os 125 anos da primeira encenação de “A gaivota”, obra-prima do dramaturgo russo Anton Tchékhov. Depois de temporada virtual durante o auge da pandemia, o espetáculo entrou em cartaz no Teatro Poeirinha, em Botafogo, para uma temporada até 28 de agosto, com sessões às 21h, de quinta a sábado, e às 19h aos domingos. No elenco, estão a própria Bibiana Rozenbaum, Sávio Moll e Antonio Gonzalez.


“Desde a primeira leitura, eu me senti inspirada por Nina, uma mulher que não tem medo de enfrentar preconceitos para alcançar seus sonhos. Ela não tem medo de errar. Apaixonei-me pelo texto porque ele é atemporal. Essa é a quarta peça do autor Matéi Visniec levada aos palcos pelo experiente diretor Fernando Philbert, que idealizou o projeto junto comigo. A arte é uma ferramenta terapêutica que ajuda no enfrentamento das angústias e dilemas cotidianos. Por isso ela é tão necessária.”, destaca Bibiana.


A montagem de “Gaivotas”, um drama poético sobre relacionamentos, inspira-se no texto “Nina ou da fragilidade das gaivotas empalhadas”, do romeno naturalizado francês Matéi Visniec, um dos dramaturgos contemporâneos mais encenados no mundo e que propôs o reencontro do trio protagonista 15 anos depois. Para isso, mudou o desfecho da peça de Tchékhov, tornando fracassada a tentativa de suicídio do personagem Konstantin. Já “Gaivotas” adapta a obra de Visniec ao trazer falas do original de Tchékhov, um pequeno texto de Domingos Oliveira e um trecho de uma entrevista do autor romeno sobre a democracia.


No texto de Matéi Visniec – “Nina ou da fragilidade das gaivotas empalhadas”, o trio está mais maduros e amargurado pelo tempo e precisa lidar com as pontas soltas deixadas pelas decisões que tomaram ao longo de suas vidas.


Serviço: Temporada até 28 de agosto | Local: Teatro Poeirinha (Rua São João Batista 104, Botafogo | Sessões: de quinta a sábado, às 21h; e aos domingos. às 19h | Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) | Indicação etária: 14 anos

bottom of page