Informe publicitário
Antigamente as famílias eram numerosas e viviam sob o mesmo teto, gerando conforto e segurança para toda a família e, principalmente, para os idosos. Atualmente, os mais jovens tendem a buscar novos caminhos e mudanças para lugares distantes. Com o passar do tempo os pais envelhecem e sentem que a moradia se tornou não só vazia, mas de difícil conservação e “dolorosa” arrumação.
A solução seria uma mudança para uma residência menor, com móveis adequados, funcionais e de fácil acesso, que facilitaria a sua arrumação, conservação e manutenção, mas nem sempre é possível. Na maioria das vezes pessoas idosas permanecem ligadas ao seu cantinho, seus móveis, seus vizinhos de morada e comércio, onde se sentem confortáveis e seguros. O medo do desconhecido também é um fator preponderante.
Outra solução viável é através de uma reforma, priorizando a funcionalidade, com algumas modificações que facilitem a vida diária, principalmente no banheiro e cozinha. Entretanto, ao solicitar um projeto de reforma no imóvel antigo e/ou no mobiliário deve-se estar atento à criação de soluções que possam facilmente ser adaptáveis às mudanças relacionadas tanto à idade quanto às mudanças eletrônicas que tanto facilitam o dia a dia, dando maior autonomia a seu morador.
Atualmente, nós, os mais idosos, que tivemos o privilégio de vivenciar o nascimento dos computadores e de poder conviver com todas essas mudanças eletrônicas e tecnológicas, possuímos laptops e smartphones que vieram facilitar nossa vida com compras on-line, aplicativos de segurança e controle de voz, vídeo chamadas e consultas médicas entre outras. Temos ajudantes eletrônicos populares em instalações e até em móveis que melhoram a qualidade de vida em qualquer fase, como poltronas relaxantes e reclináveis, camas ajustáveis, além dos sistemas de assistência inteligente. Esses confortos modernos serão viáveis através de uma reforma de adaptação em seu imóvel, gerando um padrão de vida de qualidade.
Ana Valpaços
Tel.: (21) 99971-7118
Comments