top of page

Escola de Teatro Solar Meninos de Luz apresenta gratuitamente o espetáculo O Nariz, de Nikolai Gógol


Propor uma reflexão sobre a vaidade humana, suas lutas hierárquicas, escolhas e decisões, confrontando os seus dilemas e conflitos, a sua busca incessante em comparar-se ao seu semelhante, onde o status social prevalece ao diálogo, é o mote da nova montagem teatral da Escola de Teatro Solar em parceria com a MUSA Cia Teatral. "O Nariz" terá única apresentação no dia 16 de novembro, às 16h, no Teatro Solar Meninos de Luz, que fica na Rua Saint Roman, 136 – Copacabana


Na trama, o galanteador funcionário público que se autointitula Major Kovaliov acorda em uma bela manhã sem o seu nariz. No meio dessa desventura, ele descobre que seu nariz ganhou vida própria e com uma patente maior do que a sua. Desesperado, ele parte para uma jornada alucinada e cômica em sua busca.


Essa é a segunda montagem do Grupo de Extensão da Escola de Teatro Solar, que pretende estabelecer como premissa, a introdução de jovens periféricos no mercado de trabalho teatral. A encenação é simples, mas não simplória, onde a cenografia criativa transforma o palco em uma São Petersburgo, deixando o espectador imaginar a vida de uma cidade Russa, com traços europeus.


O texto, inédito no Brasil, sela a parceria de mais de 7 anos entre a Musa Cia Teatral e a Escola de Teatro Solar, e é resultado de muita pesquisa, como nos conta Cheila Oliveira, Diretora do espetáculo e Coordenadora da Escola de Teatro Solar:


“Encenar “O Nariz” demonstra a pesquisa desenvolvida pela MUSA Cia. Teatral na busca por um teatro mágico e lúdico, utilizando músicas autorais e clássicas. Tocadas ao vivo pelo próprio elenco, as músicas misturam as culturas russa e brasileira, de tal forma que os detalhes do texto possam ser enriquecidos e valorizados, e a presença cênica/corporal do ator no contexto apresentado seja rico e diferenciado.”


A Escola de Teatro Solar tem apoio da Musa Cia Teatral e patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Estácio | Instituto YDUQS e Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (ISS RJ) e Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Serviço:

“O Nariz” – de Nikolai Gógol, por alunos da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz:

Duração: 60 minutos

Apresentação: 10 de novembro às 16h

Local: Teatro Solar Meninos de Luz – Rua Saint Roman, 136 - Copacabana

Capacidade: 400 lugares

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: 12 anos

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page