Copacabana recebe nova iluminação com lâmpadas LED


A prefeitura do Rio lançou, em 22 de junho, o Programa Luz Maravilha em Copacabana. Apenas na primeira semana, 1.439 pontos de luz receberam novas lâmpadas LED, mais de 75% dos 1.834 postes espalhados por Copacabana, melhorando a claridade nas vias. A ação visa ainda a instalação de outras medidas tecnológicas para aprimorar a segurança e outros aspectos.


A cerimônia de inauguração aconteceu na Avenida Atlântica, em frente ao Copacabana Palace, e contou com a presença do presidente da Rioluz, Bruno Bonetti, a subprefeita da Zona Sul, Ana Ribeiro, o secretário de desenvolvimento econômico, inovação e simplificação, Chicão Bulhões e o vereador Marcelo Arar. Na celebração, o acendimento simbólico de 30 luminárias clareou parte da calçada da Atlântica entre as ruas Fernando Mendes e Rodolfo Dantas, que compreende a extensão do hotel.


“O Luz Maravilha é certeza de segurança, iluminação e autoestima. Só mesmo um programa como esse para deixar Copacabana ainda mais charmosa!” comemorou Bonetti, complementado por Ana: “Copacabana merece esse carinho e, como ponto turístico internacional, precisava de uma iluminação para melhorar toda a orla e as ruas internas. É um pedido de várias associações de moradores e lideranças. Uma conquista para o bairro e para a Zona Sul”


A chegada das luminárias de LED consta na Parceria Público-Privada (PPP) de iluminação pública do Rio de Janeiro e tem como intuito eficientizar e modernizar todos os 450 mil pontos de iluminação pública da cidade. A ação inclui ainda a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City) em todo o município com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; 5 mil pontos wi-fi; 4 mil sensores de resíduos sólidos em bueiros; e 6 mil sensores de sinais de trânsito, que vão melhorar o tráfego.