top of page

Comlurb apela a frequentadores por descarte correto nas praias


(Foto: Marcos de Paula/Prefeitura)

Com a promessa da volta do sol neste fim de semana, a Comlurb volta a reforçar suas equipes e distribuir mais contêineres nas praias da cidade. A limpeza da orla está garantida, com o planejamento operacional da Companhia que conta com mais de 600 garis trabalhando por dia, em até três períodos, incluindo a noite/madrugada, para garantir que as areias estejam limpas para receber novamente os banhistas no dia seguinte. Porém, a Comlurb chama a atenção dos frequentadores para os inúmeros casos de lixo descartado de forma incorreta nas areias. A Companhia conta com a colaboração de todos, a fim de garantir uma limpeza mais ágil, com os resíduos gerados sendo depositados no interior dos equipamentos à disposição da população.


Preocupada em garantir aos banhistas mais locais para o descarte correto de resíduos, a Comlurb está disponibilizando 1.250 contêineres de 240 litros distribuídos em pontos estratégicos das praias, sendo que 250 chegaram esta semana e serão colocados na Barra da Tijuca, que já contava com 350. A Companhia conta ainda com dezenas de caixas metálicas maiores, de 1.200 litros, e as papeleiras, cestos fixados nos postes. O grupo de conscientização da Companhia Chegando de Surpresa, composto de garis, está no Posto Seis nesta sexta-feira, orientando banhistas e distribuindo sacolas de material reciclável para acondicionamento de resíduos gerados na praia.


O presidente da Companhia, Flávio Lopes, reitera o apelo para que os frequentadores utilizem os equipamentos à disposição para fazer o descarte correto dos resíduos gerados:


- Nossas equipes estão fazendo um trabalho de excelência na limpeza das areias, mas quanto mais a gente puder contar com a colaboração dos banhistas, mais ágil e eficiente será o trabalho dos nossos garis. Estamos disponibilizando mais de mil contêineres nas praias, para uso dos frequentadores, é fundamental que eles sejam usados para o descarte correto dos resíduos.

A Comlurb atua com o serviço de limpeza em todos os 56 quilômetros de praia da cidade. O serviço é realizado na areia, calçadões e ciclovias. Nas praias da Zona Sul, incluindo Flamengo, Urca, Praia Vermelha, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon e São Conrado, além de Paquetá, são 361 garis diariamente, que atuam com apoio de 39 equipamentos e veículos, como tratores de areia, pás carregadeiras e caminhões compactadores. Nas praias da Zona Oeste, incluindo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Prainha, Grumari, Sepetiba e Barra de Guaratiba, são 194 garis, diariamente, que atuam com apoio de 22 equipamentos e veículos. Já nas praias da Zona Norte, incluindo as praias da Ilha do Governador e o Piscinão de Ramos, são 34 garis, que trabalham com apoio de seis veículos e equipamentos.


Apesar de toda a estrutura montada pela Comlurb para facilitar o descarte correto por parte dos frequentadores das praias, muitos insistem em jogar resíduos no chão. De olho nisso, as equipes do Lixo Zero estão intensificando a fiscalização nas praias nos fins de semana, durante o verão, multando quem é flagrado fazendo descarte indevido. Equipes de conscientização têm percorrido trechos da orla orientando os banhistas sobre a importância do descarte de forma correta, nos equipamentos disponíveis.


Uma outra questão que merece ser destacada é a presença maciça de frequentadores nas praias durante a noite, em festas nas areias, principalmente em Ipanema, o que dificulta muito o trabalho dos garis, que ficam impedidos de usar os tratores de praia e precisam esperar o fim das festas, já pela manhã, para iniciar a limpeza desses trechos.


Além do descarte feito de forma incorreta, uma outra questão que tem chamado a atenção não só nas praias, mas em toda a cidade, é o elevado número de furtos de contêineres e papeleiras, e atos de vandalismo, tornando-os indisponíveis para uso, o que acaba tendo um elevado custo de reposição ao poder público e, por alguns momentos, até que haja a reposição, serão menos equipamentos à disposição da população.

bottom of page