top of page

Cine Teatro Joia volta a funcionar como cinema com programação de filmes


Oscar Zinelli (em pé) e os alunos do curso de teatro

Há quase um ano, o tradicional Cine Joia foi transformado em um espaço multiuso: o Cine Teatro Joia. Funcionando majoritariamente como teatro, o local volta a exibir filmes a partir de setembro, retomando a atividade que o manteve aberto ao longo de quase cinco décadas.


“Não tínhamos equipamentos como projetores e ar condicionado, aí resolvi adequar o local”, conta o diretor da casa, Oscar Zinelli, que descreve como manteve o lugar em funcionamento desde a reabertura, em outubro de 2022. “Conseguimos absorver companhias de teatro; reativamos o curso de atores, que é semanal; cedemos o local para palestras, workshops, lançamento de livros com bate papo... Virou um coworking artístico”.


O retorno das atividades cinematográficas ocorreu ainda em agosto, mas de maneira pontual. O docudrama da vida da atriz Jussara Calmon, seguido de um bate-papo com a própria, foi a primeira projeção em mais de dois anos – o Cine Joia havia fechado antes da pandemia de COVID-19. Em setembro, o cinema volta com programação fixa.


“Exibiremos também filmes fora do circuito comercial (o que sempre foi uma das características da casa), mas agora, não serão apenas produções cult. A ideia é fazer parcerias com pequenos produtores e também com quem faça trabalhos independentes. O Joia é o único remanescente dos cinemas de rua de Copacabana”. No dia seguinte da entrevista ao Jornal Posto Seis, a reabertura do Roxy, prevista para acontecer em 2023, foi anunciada.


As sessões de filmes populares e queridos pelos frequentadores, que faziam parte da programação nos últimos anos de funcionamento, também irão voltar. “A gente quer fazer, por exemplo, uma maratona do Harry Potter, com oito finais de semana com todos os títulos passando em horários específicos. Haverá também sessões ‘anos 80’ para quem quer ver Rambo ou o Rocky Balboa. Haverá enquetes para o público escolher o que quer ver. Não queremos perder o espaço para outra igreja ou loja de departamento”, observa o diretor, mencionando o destino de muitas das outras salas do bairro.


Para aumentar ainda mais as possibilidades de uso do Cine Teatro Joia, seu interior funciona também como estúdio e é aberto a todos os interessados em filmar alguma produção lá. “Até programas de TV podem ser filmados, com e sem auditório”, observa Zinelli, mencionando haver estrutura também para gravação de podcasts e até para vídeos para o Youtube e o TikTok. Em paralelo, a ideia é dar continuidade às atividades que têm feito sucesso desde a reabertura, como as peças de teatro.


“Apostamos nas de comédia em função da pandemia. As pessoas ainda estão receosas de sair de casa e clima é muito pesado no mundo. O artista aflora emoções. Nada mais adequado no momento que fazer as pessoas rirem”, menciona Zinelli, descrevendo que a programação da casa pode ser acompanhada pelas redes sociais e, em breve estará disponível em um site. Os ingressos podem ser adquiridos na própria bilheteria, em sites como Sympla e Rio no Teatro e também pelo WhatApp (21) 97351-8629, que aceita pagamentos via PIX.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page