top of page

“Cardume Mar & Mar” oferece surf de peito e natação em novo espaço em Copacabana


Denise Charpenel, Marie de Loÿs e Eduardo Paxá, que também compõe a equipe (Foto: Divulgação)

A assessoria esportiva “Cardume Mar & Mar” mudou de endereço. No fim de outubro, a tenda passou a funcionar na Praia de Copacabana, na frente do número 3.700 da Avenida Atlântica, perto da Rua Sá Ferreira. Nessa nova fase, a ideia é apostar em uma novidade além da natação em águas abertas: o surf de peito, considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado e ainda pouco praticado na região.


“É tipo ‘jacaré’, mas em vez de ir reto em direção à areia, você corta a onda”, explica uma das fundadoras do grupo, Marie de Loÿs, que tem experiência na prática: “Já fui atleta, competi com minha irmã gêmea no Brasil e no exterior. Minha história no mar, na realidade, vem do surf de peito. É patrimônio do Rio de Janeiro, assim como o mate Leão e o biscoito Globo nas praias, mas é um esporte que está em baixa. Não vemos muita gente praticando”, aponta.


Ela aponta que, atualmente, apenas um profissional oferece a modalidade. As aulas também são no Posto 5, aos sábados, e são ministradas em conjunto com outras atividades. A proximidade, entretanto, faz Marie enxergar uma possibilidade de parceria, não uma concorrência: “Iremos oferecer às segundas, quartas e sábados, sendo que nesse dia, a ideia é fazer a aula em conjunto com ele”. Essa proposta reflete a mentalidade da “Cardume Mar & Mar”, que pretende firmar novas uniões:


“O que almejo com essa assessoria são parcerias. Não quero isso de não olhar para os lados. Cada uma tem seu ponto forte. Para ensinar a nadar no mar, eu faço de uma forma, mas você faria de outra. Todas as maneiras diferentes fazem muito bem para o aluno saber a expertise de cada professor”, aponta, esclarecendo que o grupo está de portas abertas para novas uniões que possam ser benéficas ao público: “Temos uma proposta de oferecer também corrida, já que a Denise (Charpenel, também fundadora) tem uma assessoria de corrida, e treinamento físico. Além disso, estamos querendo também professores para outras modalidades como alongamento e yoga. Há tantas atividades que podemos fazer ao ar livre, na frente da tenda…”.


Outra novidade faz o grupo destacar-se dos demais: a oferta de aulas também à tarde às segundas e quartas, tornando-se uma alternativa para quem não consegue acordar cedo ou precisa trabalhar. Os horários matutinos continuam sendo oferecidos, englobando todos os interessados, principalmente a terceira idade, um dos públicos-alvos da natação, conforme descreve Marie, que, antes de montar o espaço, trabalhou por quatro anos em outro no bairro, o que a levou a conhecer muito bem as particularidades do mar de Copacabana: “No Posto 5, nem sempre é confortável para entrar na água, mas se não estiver bom, os alunos entrarão mais para o Posto 6”.


Mais informações podem ser obtidas no Instagram @cardume_mar_e_mar, dos WhatsApp (21) 97950-8444 ou 97386-8385 ou na própria tenda.

bottom of page