top of page

Atividades esportivas gratuitas são promovidas por projeto sediado em clube no Leme


O Projeto Estudante, que há mais de 30 anos oferece atividades esportivas e culturais gratuitas, abriu inscrições para novas vagas. No Rio, o endereço do grupo é o Copaleme Praia Clube, no Leme, onde são promovidas aulas de natação, hidroginástica e dança (para crianças). As matrículas, mediante disponibilidade, podem ser feitas no próprio endereço.


As vagas para a dança foram encerradas em fevereiro, mas em março, os interessados em praticar natação poderão ter uma oportunidade de ingressar na iniciativa. É o que conta o idealizador Luiz Moreira, que mantém os trabalhos desde 1990. “Há pais que fizeram o projeto comigo e hoje levam seus filhos. É muito legal! É uma troca bacana com a comunidade. No fundo, como profissional, me sinto gratificado. O trabalho vem acontecendo há 30 anos sem muita mídia”


Moreira tirou a ideia do papel após sofrer um acidente automobilístico, o que o levou a ficar acamado por dois anos. O tratamento intensivo recebido no hospital o fez arquitetar a iniciativa, que nunca contou com ajudas governamentais. “Elas sempre param no meio do caminho. O que quero é credibilidade e que vejam a responsabilidade social por trás do projeto”. Por isso, toda a verba é arrecadada com amigos e comerciantes: “A gente procura o apadrinhamento de um grupo de pessoas conhecidas”.


O idealizador aponta que a abertura de novas vagas, como vem ocorrendo nesse começo de 2022, depende exclusivamente desses apoios. “Os subsídios são limitados. A gente não pode estender muito. Se chegarem novas ajudas, a gente abre mais. Temos uma piscina legal, uma quadra boa...”, enumera, citando a estrutura do clube que funciona como sede do projeto desde a fundação. Outros endereços também já abriram as portas, mas, atualmente, na cidade do Rio, esse é o único.


As atividades oferecidas são hidroginástica, dedicada à terceira idade; natação e dança, para crianças de 6 a 13 anos. Nessa modalidade, o público conta com baby class, que traz adaptação à expressão corporal, balé clássico e jazz. As inscrições, quando disponíveis, podem ser feitas no Copaleme (Ladeira Ary Barroso, 1). Mais informações, como as de abertura de novas vagas, podem ser obtidas na página do Facebook do Projeto Estudante.

bottom of page