Atividades esportivas gratuitas são promovidas por projeto sediado em clube no Leme


O Projeto Estudante, que há mais de 30 anos oferece atividades esportivas e culturais gratuitas, abriu inscrições para novas vagas. No Rio, o endereço do grupo é o Copaleme Praia Clube, no Leme, onde são promovidas aulas de natação, hidroginástica e dança (para crianças). As matrículas, mediante disponibilidade, podem ser feitas no próprio endereço.


As vagas para a dança foram encerradas em fevereiro, mas em março, os interessados em praticar natação poderão ter uma oportunidade de ingressar na iniciativa. É o que conta o idealizador Luiz Moreira, que mantém os trabalhos desde 1990. “Há pais que fizeram o projeto comigo e hoje levam seus filhos. É muito legal! É uma troca bacana com a comunidade. No fundo, como profissional, me sinto gratificado. O trabalho vem acontecendo há 30 anos sem muita mídia”


Moreira tirou a ideia do papel após sofrer um acidente automobilístico, o que o levou a ficar acamado por dois anos. O tratamento intensivo recebido no hospital o fez arquitetar a iniciativa, que nunca contou com ajudas governamentais. “Elas sempre param no meio do caminho. O que quero é credibilidade e que vejam a responsabilidade social por trás do projeto”. Por isso, toda a verba é arrecadada com amigos e comerciantes: “A gente procura o apadrinhamento de um grupo de pessoas conhecidas”.


O idealizador aponta que a abertura de novas vagas, como vem ocorrendo nesse começo de 2022, depende exclusivamente desses apoios. “Os subsídios são limitados. A gente não pode estender muito. Se chegarem novas ajudas, a gente abre mais. Temos uma piscina legal, uma quadra boa...”, enumera, citando a estrutura do clube que funciona como sede do projeto desde a fundação. Outros endereços também já abriram as portas, mas, atualmente, na cidade do Rio, esse é o único.


As atividades oferecidas são hidroginástica, dedicada à terceira idade; natação e dança, para crianças de 6 a 13 anos. Nessa modalidade, o público conta com baby class, que traz adaptação à expressão corporal, balé clássico e jazz. As inscrições, quando disponíveis, podem ser feitas no Copaleme (Ladeira Ary Barroso, 1). Mais informações, como as de abertura de novas vagas, podem ser obtidas na página do Facebook do Projeto Estudante.