top of page

Arquivo Nacional abre inscrições para visita guiada gratuita


O prédio do Arquivo Nacional, na Praça da República, está aberto para visitação. O passeio, gratuito, e com cerca de 1 hora de duração, precisa ser pré-agendado com pelo menos 10 dias de antecedência por meio do e-mail visitas@an.gov.br e está sujeito a confirmação, uma vez que há limite de público. O passeio apresenta detalhes arquitetônicos e históricos do complexo, tombado pelo Iphan, mas adaptado com recursos de mobilidade, permitindo o acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.


A visita tem início pelo imponente prédio de 1866 que integrou a II Exposição Nacional da Indústria – dois anos depois, a Casa da Moeda passou a ocupar o endereço, erguido com características neoclássicas que atraem olhares de quem passa na rua. A parte interna do prédio chama ainda mais a atenção por sua decoração com arcos de gnaisse e revestimento de mármore de Carrara e calcário de Lioz, rocha rica em fósseis que podem ser enxergados pelo público.


Todo o complexo arquitetônico, que é tombado, foi restaurado pelo Arquivo Nacional – instalado no espaço em 1984 - em 2011 e o processo também é apresentado no passeio, que passa por espaços como o subsolo, onde ficavam os antigos cofres. O trilho do transporte que conduzia moedas e notas defeituosas ou recém-saídas de circulação ao forno também pode ser visto - os visitantes mais curiosos podem até conferir o interior de uma dessas estruturas, onde o cheiro de queimado surpreende após muitas décadas sem uso.


Outros aspectos da construção, como as enormes diferenças na tecnologia empregada no primeiro prédio e no segundo, de 1904, e as influências da monarquia e dos governos republicanos na edificação também fazem parte do roteiro, assim como a contemplação do jardim interno.


Serviço:

Visita cultural ao complexo do Arquivo Nacional (Praça da República, 173)

De segunda a sexta, das 10h às 14h, mediante pré-agendamento pelo e-mail visitas@an.gov.br (sujeito a confirmação)

Informações: (21) 3952-4390 ou visitas@an.gov.br

bottom of page