Antologia que comemora os 130 anos de Copacabana é distribuída gratuitamente no Amazon


O aniversário de 130 anos de Copacabana é celebrado em 6 de julho e para marcar a data, um seleto grupo de 19 escritores lançou a antologia “Copacabana, Princesinha do Mar – 130 Anos”. O livro reúne contos, crônicas, poesias e outros textos homenageando o bairro e pode ser adquirido no Amazon (eBook), onde está disponibilizado gratuitamente nos dias 6 e 7, ou na loja da plataforma Uiclap (livro impresso)


Na obra, os participantes trazem suas visões sobre o bairro mais famoso do Brasil, resultando em uma trabalho que mescla diversos estilos literários, agradando os mais diversos públicos os públicos. Alguns optaram por descrever memórias e vivências; outros criaram ficções; e houve até quem se dedicasse a contar a história da região ou exaltar aspectos pontuais. Os trabalhos são assinados por AnaLu Palma, Aristeu de Campos Filho, Cícero Bastos Melo, Denise Teixeira, Gina Teixeira, Glória Fontes Puppin, Haroldo Cesar, Helena Sá, Honorina Louseiro, Leticia Mariana, Maria Almeida, Maria Gláudia Férrer Mamede, Mauro Franco, Milton Lima, Nina Fernandes, Paula Kotouc, Thayssa Rodrigues, Thelma Sebadelhe e Valéria Leão.


O livro traz também uma introdução contando a razão pela qual a região completa 130 anos e seu histórico antes dessa marca temporal, além de explicar a relação de Nossa Senhora de Copacabana, padroeira da Bolívia, com o Rio de Janeiro. Questões como as primeiras capelas dedicadas a essa santa no Brasil e os bastidores das disputas pelo direito de construir os trilhos do bonde, no século XIX, são alguns dos detalhes levantados na pesquisa, realizada durante cinco meses em jornais a partir de 1820 e posteriormente refinada com consultas em acervos museológicos e outros materiais.


É a quarta vez que o aniversário do bairro é comemorado em um livro. No centenário, em 1992, "Copacabana, 1892-1992: Subsidios Para A Sua Historia" foi lançado pela Prefeitura relembrando o passado da região. Em 2001, “Lembrando Copacabana – 109 Anos”, de Gastão Lamounier Júnior, reuniu recortes da Revista Beira-Mar, que circulou entre 1922 e 1955. Em 2012, a Editora Posto Seis lançou “Eternamente Copacabana”, com poesias e reproduções de telas sobre o bairro que completava 120 anos naquela ocasião. Dessa vez, o trabalho é entregue pela PK Assessoria Literária, que estreia no mercado de antologias com este lançamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (21) 98834-2350..