top of page

Aniversário de Copacabana é comemorado em super festa na orla



Copacabana completou 131 anos no começo de julho e para marcar a data, uma grande festa foi celebrada no calçadão no domingo, dia 9. Promovida pela sociedade civil organizada do bairro, com apoio do Poder Público e empresas, a comemoração animou o público presente, que pôde também desfrutar dos serviços oferecidos.

Grupos como a Sociedade Amigos de Copacabana (SAC), a Sociedade Amigos da Terceira Idade (SATI), Associação de Moradores e Amigos dos Postos 5 e 6 (Ama56), Jornal Posto Seis e Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra) se reuniram para promover a celebração, que ocorre anualmente no domingo seguinte à data do aniversário – 6 de julho. Neste ano, os apoios foram diversos. Por parte da Prefeitura, foram oferecidas vacinas da gripe e outros serviços. Órgãos como Comlurb, Subprefeitura, Grupamento Executivo Local (antiga Região Administrativa) estiveram presentes ouvindo demandas da população, assim como outras estruturas governamentais estaduais, como o 19º BPM e o programa Copacabana Presente. O 17º GBM também participou, apresentando parte de seus equipamentos ao público.

As atrações artísticas foram um show à parte. Diversos cantores emprestaram suas vozes para homenagear o bairro, igualmente exaltado pelos integrantes mirins do Coral Canto e Encanto, do Centro Educacional da Criança, pela banda da Guarda Municipal (GM) e pelo Grupo Cantante da Sati, que compôs uma música especialmente para a data. Chamada “Parabéns, Copacabana”, a criação exaltou o fato de o bairro ser centenário, além de suas belezas e a praia. Houve ainda apresentações de dança e muita música ao som do DJ Diegues, que pelo segundo ano consecutivo, fez a sonorização do evento.

Os amantes de pets tiveram motivo em dobro para desfrutar da festa. Além do show dog com os cães adestrados da Guarda Municipal, a Suipa esteve presente proporcionando a todos a oportunidade de levar um amigo para casa por meio de uma feira de adoção com cães e gatos. A tenda serviu também de posto de arrecadação de razão para a instituição, que depende de doações para continuar alimentando os animais abrigados.

Outros serviços, para humanos, foram oferecidos como aferição de pressão arterial, por parte da Farmácia do Leme; aulão de ginástica promovida pela Academia Carioca; recreação infantil com pula-pula, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão doce para a criançada presenteados pela Vivo; e passeios de bicicleta gratuitos, para idosos, concedidos pelo programa “Pedalando Sem Idade”.

O aniversário de Copacabana contou ainda com apoio da universidade Estácio (que cedeu o bolo), da Confeitaria Bonis (que forneceu lanche e bebidas aos organizadores), da Rioluz e Orla Rio (que patrocinou as camisetas).


Aniversário é celebrado por causa do Túnel Velho


O aniversário de Copacabana é comemorado todo dia 6 de julho. Nesta data, em 1892, a segunda seção do sistema de bondes que conectava a região a Botafogo foi liberada para o uso, permitindo viagens a partir do Centro sem necessidade de baldeação. Com o passar dos anos, a versão de que o Túnel Velho teria sido inaugurada desta data, marcando assim o “nascimento” do bairro, foi popularizada. O caminho, entretanto, foi liberado ao uso em 12 de maio daquele ano. No dia seguinte, uma festa marcou a chegada do progresso a Copacabana, ainda que, nessa altura, os trilhos levassem os bondes apenas à Estação Real Grandeza.








bottom of page