top of page

Ação em Copacabana marca os 70 anos do Lions Clubs International no Brasil


O Lions Club International comemorou 70 anos no Brasil. A data foi marcada em Copacabana por uma edição da Ação Educativa Lions de Saúde e Cidadania, que realizou exames gratuitamente, entre outras ações, na manhã de 3 de abril.


Foi a 225ª edição do evento, realizado desde 1995, apoiada pelo Jornal Posto Seis desde sua fundação e atualmente promovido pelos clubes Copacabana, Leme e Princesa do Leme, responsáveis por manter o Projeto Colepe, que oferece tais serviços. O público contou com exames de glicemia, pressão arterial, de detecção de câncer de mama e outros atendimentos, inclusive dermatológicos. Houve ainda massoterapia, Reiki e doações de livros e roupas. A ocasião marcou ainda o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, na véspera. Uma grande caminhada, com participação da unidade de Xerém do Lions Clubs e do grupo Olimpíadas Especiais Brasil, que apoia atletas com necessidades específicas, chamou a atenção para a causa - os participantes, assim como os voluntários que trabalharam na data, foram agraciados com um lanche servido pela Sociedade Amigos da Terceira Idade.

Com a retomada da Ação Educativa Lions de Saúde e Cidadania, interrompida por quase dois anos devido à pandemia de COVID (houve duas edições em 2021, mas o aumento do número de casos em janeiro de 2021 voltaram a paralisar a iniciativa), os serviços devem voltar a ser prestados nos últimos domingos de cada mês, na área de lazer na altura da Praça do Lido. Em abril, excepcionalmente, a data foi alterada excepcionalmente pela governadoria do Lions Club devido às celebrações do 70º aniversário do grupo no Brasil, já que os trabalhos abriram a programação festiva.


Para marcar a data, o presidente internacional do grupo, Douglas X. Alexander, veio ao Brasil. Em sua passagem pelo Rio de Janeiro, dentre outras atividades inaugurou uma placa alusiva à na Praça Mário Lago, no Centro, local anteriormente chamado Praça Melvin Jones em homenagem ao fundador do Lions Clubs, que o criou em 1917 no contexto das consequências da Primeira Guerra Mundial, que resultou em graves problemas sociais num cenário de crescente industrialização, o que piorava ainda mais a situação.


Dessa maneira, Jones, que vivia em Chicago, convidou clubes empresariais de diversas partes do país para desenvolver uma série de trabalhos voluntários, dando início à associação, que se tornou internacional em 1920, quando o primeiro núcleo foi fundado no Canadá. Nessa altura, já funcionava em 23 estados no país de origem e contava com 6,4 mil associados. Passados cinco anos, o grupo assumiu a posição de “paladino dos cegos”, desenvolvendo trabalhos para impactar positivamente a vida de pessoas cegas e com baixa visão, além de ações para reverter quadros de glaucoma e catarata. A seriedade foi tanta que, em 1945, o grupo, que nessa altura já atuava em 46 países, criou a seção voltada para ONGs da Organização das Nações Unidas (ONU), parceria mantida até os dias atuais.


A chegada ao Brasil se deu em 1952. Na data, o então presidente da organização, Edgar Elbert, realizou uma viagem de seis semanas pela América do Sul, lançando as bases de novas unidades. Surgiu, então, o Lions Club Rio de Janeiro, cujas cartas constutivas foram entregues pessoalmente por Elbert, que dirigia uma escola para cegos nos EUA. Para marcar a novidade, foi realizado um jantar de gala no Copacabana Palace e a visibilidade da causa a levou a outros estados: no ano seguinte, já havia núcleos também em São Paulo, na Bahia, em Santa Catarina e no Paraná, somando-se aos mais de 10 mil clubes registrados naquela altura, o que totalizava aproximadamente meio milhão de sócios, em sua maioria homens de negócio e profissionais preeminantes em cada ramo de atividade.


Atualmente, o Lions Clubs International está presente em mais de 200 países, onde existem 48 mil clubes com 1,4 milhão de associados. Dentre os trabalhos desenvolvidos, o grupo destaca, em sua página, quatro causas globais: diabetes (redução da prevalência e melhora na qualidade de vida dos diagnosticados), visão (frear a cegueira evitável e melhorar a vida de pessoas com problemas desta natureza)


Mais informações podem ser obtidas em www.lionsclubs.org.

Commentaires


Les commentaires sur ce post ne sont plus acceptés. Contactez le propriétaire pour plus d'informations.
bottom of page