O livro “A Coragem de Lina”, da moradora de Copacabana Tássia Hallais, venceu a categoria “infantil”, na 1ª edição do Asas de Ouro. De maneira lúdica e didática, a obra aborda um tema delicado: o abuso sexual infantil. Na história, a menina Lina, de 11 anos, recebe a visita de um “monstro” e passa a precisar de seus amigos e familiares para vencer o medo.
“Comecei pensando em escrever sobre depressão e outros sentimentos, mas a história caminhou por esse lado”, conta a autora, destacando o interesse em fazer o assunto ser discutido entre a faixa etária dos leitores. “Minha intenção é que haja diálogo, que o livro seja uma ponte entre crianças/pré-adolescentes e seus pais ou professores. A linguagem é acolhedora, não há nada explícito ou sensacionalista. Construo a ideia do monstro e coloco como as crianças costumam reagir”.
Na história, Lina passa a se comportar de formas diferentes. A menina perde o interesse por futebol, um de seus prazeres; passa a sentir dor de barriga frequentemente e começa a ter pesadelos. “Quero mostrar como é difícil para os adultos identificarem que a pessoa não está legal. A Lina não tem uma família disfuncional. Não quis fazer essa coisa de ‘eles não prestam atenção’ porque isso pode acontecer em qualquer uma. Quis tirar esse peso. Não botei os pais como relapsos. Os abusos são uma coisa horrível, mas se acontecerem, como lidar?”.
De acordo com Tássia, o feedback do livro tem sido positivo. “A ideia é levar um pouco de educação sexual. Não existe isso de ‘se a gente falar, vai estar incentivando’. Se usar a linguagem adequada, acaba dando uma ferramenta para elas se protegerem. Até adultos travam em situações como essa, imagine as crianças? Elas não têm maturidade cerebral e o que acontece na infância reverbera no futuro delas”.
“A Coragem de Lina” foi escrito em 2020 e lançado no ano seguinte, pela editora Ases da Literatura, que organizou um prêmio dentre seus autores. “Ela quem selecionou cinco de cada categoria. Esse livro não foi idealizado pensando em um concurso. Eu queria falar sobre a tristeza, já que estávamos na pandemia, mas a história se construiu e a editora fez um trabalho bem legal de ilustrações”.
Moradora do Bairro Peixoto há poucos meses (“Estou me sentindo local, essa parte é muito gostosa. Tem a pracinha, as árvores, mas tem tudo que é serviço por perto”), Tássia já lançou outro título infantil após o laureado: “Medo, Medroso, Manhoso”, que pode ser lido de graça no Kindle Unlimited. “Esse é para um público mais novo. Não é um livro sobre não ter medo, mas sobre equilibrar nossos sentimentos. Falo sobre a importância de acolhermos nossos sentimentos”.
“A Coragem de Lina” está disponível na versão física, em e-book e audiobook. O livro físico custa R$ 34,90 e está à venda por diferentes sites. Também pode ser comprado diretamente com a escritora, através do seu Instagram @tassiahallais.escritora.
Comments