Quem é quem nas ruas de Copacabana? - parte 1

Publicado na edição 340 (2ª quinzena de junho de 2012)

Parte 2


Copacabana possuiu inúmeras ruas cujos nomes homenageiam personalidades muitas vezes esquecidas pela população. Hoje, todos sabem quem foi Princesa Isabel, mas grande parte dos moradores desconhece quem foi Salvador Corrêia, governador do Rio de Janeiro que nomeava a mesma via até 1938. Outros, como Paula Freitas (que era um homem, o que causa espanto em muita gente), são reconhecidos somente pelo endereço e não pelo que fizeram para estar imortalizado dessa forma. Por isso, o Jornal Posto Seis, em comemoração aos 120 anos do bairro, inaugura uma série de quatro matérias que explicam quem foi cada uma das pessoas cujos feitos foram reconhecidos e que nomeiam ainda os logradouros do bairro.


Avenida Princesa Isabel – última princesa imperial do Brasil. Assinou a Lei Áurea, que aboliu a escravidão no país.


Avenida Prado Junior – Antônio Prado Junior, prefeito do Rio de Janeiro entre 1926 e 1930.


Rua Belfort Roxo – Raimundo Teixeira Belfort Roxo, colaborador das obras de abastecimento da cidade no século XIX.


Rua Ronald de Carvalho – jornalista do extinto Diário de Notícias, poeta e político brasileiro


Rua Duviver – Theodoro Duvivier, proprietário de diversos terrenos em Copacabana durante sua urbanização, como o do Copacabana Palace (posteriormente vendido para a Família Guinle) e os das praças do Lido e Cardeal Arcoverde (doadas para a Prefeitura para a construção de escolas).


Rua Carvalho de Mendonça - Manuel Inácio de Carvalho de Mendonça, advogado. Participou da Confederação do Equador, em 1824


Rua Rodolfo Dantas – Rodolfo Epitânio de Souza Dantas, jornalista fundador do Jornal do Brasil.


Rua Fernando Mendes – Fernando Mendes de Almeida, jornalista e diretor do Jornal do Brasil.

Rua General Cardoso de Aguiar – Alberto Cardoso de Aguiar, Minitro da Guerra entre 1918 e 1919.


Rua General Francisco José Pinto – chefe do Estado Maior (1935 – 1938) do governo provisório de Vargas e do Gabinete Militar (1938 - 1942) da fase constitucional.


Rua Guimarães Natal – Joaquim Xavier Guimarães Natal, primeiro vice-governador do estado do Rio de Janeiro.


Rua Assis Brasil – Joaquim Francisco de Assis Brasil, político brasileiro. Um de seus principais feitos foi a participação nas negociações de fronteira com a Bolívia.


Rua Otaviano Hudson – jornalista e poeta brasileiro


Rua Marechal Mascarenhas de Morais – João Batista Mascarenhas de Morais, militar brasileiro. Participou da demarcação da fronteira com a Bolívia, da incorporação do território do Acre. Foi para a Itália com as primeiras tropas enviadas para a segunda guerra-mundial e lutou até o fim.


Rua General Barbosa Lima – Alexandre José Barbosa Lima, político e militar brasileiro. Dentre suas ações, participou da rebelião contra a Revolta da Vacina.


Rua General Azevedo Pimentel - Joaquim Silvério de Azevedo Pimentel, jornalista e militar que serviu na Guerra do Paraguai.


Rua Lysia Cavalcanti Bernardes - Lysia Maria Cavalcanti Bernardes professora e geógrafa


Rua Paula Freitas – Antônio de Paula Freitas, engenheiro e professor. Foi o responsável pela construção do prédio da Agência Central dos Correios, no Centro, e presidente da Empresa de Construções Civis.


Rua Hilário de Gouvêa – Hilário Soares de Gouvêa, médico e fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.