top of page

Psicoterapeuta inaugura casa de convivência para idosos em Copacabana


(Foto: Divulgação)

A pandemia inviabilizou o funcionamento da casa de festas Espaço Quebra-Nozes, em Copacabana, mas o local segue aberto graças ao Clube Conviver, montado pelo psicoterapeuta Hanibal Gandra, com atividades voltadas para a terceira idade. Por um valor fixo, os inscritos podem participar das cinco aulas oferecidas por enquanto, sendo duas fixas e três que se revezam em um mesmo horário, mas a ideia é aumentar o leque de opções na medida em novos alunos se matriculem, ampliando as possibilidades ao inscritos.


“Estou a par do que está acontecendo na saúde das pessoas. Sei de muita gente passando por momentos difíceis, sofrendo de depressão, etc… Já trabalhei com idosos e como Copacabana não tem casa de convivência da Prefeitura, resolvi usar o espaço para um projeto de atendimento a esse público”, conta Gandra, lembrando que, no passado, havia um espaço com proposta semelhante mantido pelo Poder Público no próprio endereço, mas que após ser transferido para a Lagoa, teve as atividades encerradas.


Atualmente, o grupo liderado pelo especialista disponibiliza dança e estimulação cognitiva e, em horários alternados, canto, leitura e meditação. Cada atividade foi planejada conforme os benefícios oferecidos. “A dança promove atividades físicas e de coordenação motora. Na estimulação cognitiva, trabalhamos todas as áreas do cérebro. Tentamos estimular todas as dimensões da mente das pessoas. A meditação atua na parte da criatividade, das neurogêneses e da neuroplasticidade. Já o canto, diversas funcionalidades do organismo, como fisiologia da respiração. A leitura também trabalha com a criatividade, além da imaginação”.


A ideia original era oferecer um total de 15 opções, mas para alcançar esse número, são necessários novos alunos pagantes. A casa tem capacidade para atender aproximadamente 30 por turma, então, na medida em que novas matrículas forem realizadas, mais aulas serão disponibilizadas, permitindo que todos participem de quantas desejar por R$140 mensais – valor esse que deve ser mantido na medida em que as opções aumentarem. Dentre as novidades previstas, estão artesanato, pintura, yoga e tai chi chuan.


Apesar de todo o público da terceira idade ser bem vindo, Gandra esclarece que, por medidas de segurança, são aceitas matrículas apenas de pessoas com a vacinação contra o COVID completa. É necessário apresentar o comprovante que indique as duas doses. Complementando a segurança dos alunos, todos devem usar máscara durante o tempo todo, além de manter as mãos higienizadas com álcool em gel e pisar em tapete sanitizante antes de entrar.


Mais informações podem ser obtidas no próprio Espaço Quebra-Nozes (Travessa Cristiano Lacorte, 54) ou por meio dos telefones 99118-5450 e 97616-4688.

bottom of page