top of page

Projeto que leva acessibilidade às praias recebe artistas que pintam usando pés e boca


(Foto: Divulgação)

No fim de abril, os artistas da Associação de Pintores com a Boca e os Pés (APBP) estiveram em Copacabana confraternizando com o Projeto Praia Para Todos, que proporciona acessibilidade neste ambiente. O encontro, chamado “Arte Para Todos”, ocorreu na manhã do dia 24 e finalizou a parceria entre os grupos, que, nas semanas anteriores, se reuniram na Barra da Tijuca e no Recreio.


Os convidados mostraram seus talentos produzindo telas que retratavam o ambiente praiano e

suas nuances, sempre usando a boca ou os pés para manusear os pinceis, e consequentemente representando os 55 artistas com deficiência física brasileiros que compõe o grupo, fundado em 1956 e atualmente presente em oito países. Além de demonstrações da suas pinturas, muitos também dão palestras e confeccionam cartões, quadros, calendários e outras peças.


“Para nós do Praia Para Todos é um grande prazer receber a APBP, uma instituição respeitada

mundialmente. Já tivemos oportunidade de fazer outras parcerias com eles e foi uma ótima experiência. São artistas plásticos de alto nível e suas obras são incríveis”, afirma o diretor do Instituto Novo Ser, idealizador do Praia Para Todos, Ricardo Gonzales.


Para o membro da APBP, Marcelo Cunha, o evento foi uma ótima oportunidade para que o projeto seja difundido: “Nós buscamos fazer parcerias com algumas instituições e

movimentos, principalmente voltados para inclusão da pessoa com deficiência, e isso nos permite dar visibilidade ao nosso trabalho. Na verdade, essa tem sido nossa estratégia para que tenhamos notoriedade e possamos conhecer nossos clientes, que muitas vezes compram nosso material, como cartões e calendários”, conclui.


A temporada carioca do Praia Para Todos encerrou-se no começo de maio, mas o retorno das

atividades é previsto para dezembro. Até lá, os interessados em participar poderão contar com datas na Região dos Lagos em setembro. O calendário pode ser acompanhado em www.praiaparatodos.com. Mais informações sobre a ABRAP estão disponíveis em www.apbp.com.br

bottom of page