top of page

Peça em cartaz no Centro proporciona reflexão sobre os rumos da vida


Rosana Stavis em "A Aforista" (Foto: Maringas Maciel)

Em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) até o começo de março, o espetáculo “A Aforista” apresenta uma reflexão sobre os caminhos da vida, passando pela plenitude da realização ao fracasso total. Na encenação, uma personagem, vivida pela premiada atriz Rosana Stavis, caminha em direção ao enterro de um antigo amigo de faculdade e nessa trajetória, reflete sobre a própria vida e todos os caminhos escolhidos por ela e os colegas. As encenações acontecem de quarta a sábado, às 19h30m; e aos domingos, às 18h.


“É uma personagem muito intensa, passa tudo na mente dela. Ela fala sem parar, mas vai mudando a forma do pensamento. Está sendo um desafio”, comenta Rosana, que é acompanhada no monólogo por dois pianistas. “A gente tem um trabalho que ajuda bastante de trabalhar a musicalidade do texto na Companhia Márcio Damasceno. Isso dá uma base, mas tem toda a complexidade do personagem, que é hilário, cômico, dramático… Ele chora e ri e tem uns pensamentos bem atravessados. Essa é uma característica muito marcante. Ela fala um assunto e vai para outro, depois para outro, e vai voltando, assim como são nossos pensamentos. A construção é bem engraçada, ela é bem louca”.Dessa forma, a encenação, apesar de abordar um velório, ganha ares cômicos. “Tem muito humor no texto porque ela é muito bizarra.


Antes mesmo da estreia nacional, no Rio, “A Aforista” já contava com temporadas confirmadas em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo graças ao edital aberto pelo CCBB ainda antes da pandemia. A crise de saúde global colocou em xeque os planos da companhia teatral, mas graças ao patrocínio direto obtido no final de 2022, foi possível dar início aos trabalhos “Assinando o contrato em novembro e a gente ainda estava para construir o espetáculo com os músicos. Tivemos que correr como loucos. Não tivemos Natal nem ano novo. Antes disso, era impossível fechar equipe porque não havíamos assinado nada, era muito arriscado”.


Após cumprir todas as apresentações previstas no edital, a encenação deve continuar viajando: “Faremos uma temporada, por nossa conta, em Curitiba. Depois, a ideia é retornar ao Rio e a São Paulo. Isso é uma característica da Companhia Márcio Damasceno. A gente faz espetáculo para circular muito. Se tem uma boa receptividade e estamos satisfeitos, mantemos muito tempo em cartaz”, comenta, mencionando outra peça, “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, que está em cartaz há 10 anos. “Queremos que todos possam assistir. O que a gente faz é tão grande que não dá para fazer só uma temporada”. “A Aforista” é a segunda parte da trilogia iniciada exatamente por aquela montagem, ainda que possa ser compreendida também por quem não assistiu a primeira. “São espetáculos que não são dependentes um do outro”, conclui.


Serviço: “A Aforista” | Temporada: até 5 de março de 2023 | Dias e horários: de quarta a sábado, às 19h30m; e domingos, às 18h | Classificação: 16 anos | Duração: Aproximadamente 70 minutos | Local: CCBB – Teatro I (Rua Primeiro de Março, 66, Centro) | Informações: 3808-2020 e ccbbrio@bb.com.br | Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia) - Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada | Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/

bottom of page