Livro reúne declarações de Schopenhauer para uma vida feliz


O pai de Arthur Schopenhauer queria que o filho fosse comerciante. Ele até que se esforçou. Com apenas 12 anos, a família o levou para uma série de viagens com o intuito de aprender sobre o futuro ofício. O que se viu, no entanto, foi um conjunto de considerações escritas sobre a miséria da condição humana. Assim começava a trajetória daquele que seria um dos maiores influenciadores do pensamento a partir do século XIX.


Reflexões sobre a existência e, mais que isso, sobre a busca pela felicidade estão reunidas no livro Aforismos sobre a sabedoria da vida, publicado em nova edição pela Edipro. Para explicar os 53 temas, o filósofo alemão utiliza o recurso do aforismo, ou máxima, por definição uma sentença breve com um princípio moral ou de natureza prática.

Schopenhauer expõe o que entende sobre viver com sabedoria e como tornar a vida tão agradável à medida das possibilidades de cada um. Para ele, mesmo em ambientes idênticos, as pessoas são capazes de reagir de uma maneira distinta diante de uma mesma circunstância. Isso porque todo indivíduo depende única e exclusivamente das próprias vontades, sensibilidades e pensamentos.


Só o presente é verdadeiro e efetivo, é o tempo realmente ocupado e ele se funda exclusivamente em nossa existência. Deve merecer sempre uma boa acolhida, deveríamos desfrutá-lo com plena consciência de seu valor, de toda a hora suportável e livre de contrariedades ou de dores atuais, isto é, não o perturbar com desilusões do passado ou apreensões do futuro. (Aforismos sobre a sabedoria da vida, p 125

)

Tema central de Aforismos sobre a sabedoria da vida, os valores morais e éticos do chamado filósofo das contradições se tonaram referência para figuras como Friedrich Nietzsche, Léon Tolstoi Kafka, Richard Wagner e o brasileiro Machado de Assis. Uma obra-prima para se compreender a essência da filosofia, que segue atual dois séculos depois de escrita. O título integra uma coleção com outros três livros do autor publicados pela editora dos clássicos.


Ficha técnica Livro: Aforismos sobre a sabedoria da vida Autor: Arthur Schopenhauer Editora: Edipro Preço: R$ 54,90 ISBN-13: 978-6556600581 Formato: 21x14 cm Páginas: 208 Link de compra: https://amzn.to/3JxOiaw ou site Editora Edipro


Sobre o autor: Nascido em Danzig, em 1788, Schopenhauer foi um importante filósofo alemão, que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciar até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e influenciou grandes escritores, como Léon Tolstoi, Kafka e o brasileiro Machado de Assis.