Livro de poesias é lançado em edição limitada


A professora e advogada Valéria Leão aproveitou a pandemia para escrever “Um Abraço na Alma”, livro lançado pela Editora MWG em edição limitada. Composto por 46 textos, é definido pela autora como fruto de sua carência de abraços reais, impossibilitados devido às restrições de saúde pública. Com linguagem simples, a ideia é dialogar com todos os públicos, fazendo do título uma fonte de carinho no momento atual.


Esse é o segundo livro da autora, que, em 2019, lançou “Compartilhando Sentimentos”, o que a fez ter gosto pela escrita. “Seria um ‘filho único’, mas peguei gosto e comecei a escrever crônicas. Com a pandemia, travei”, descreve a escritora, que também integrou 13 antologias com poemas. Ainda assim, não se considerava uma poeta, mas foi convencida pelo editor Marcos Nascimento a tentar, uma vez que seus textos, em sua maioria, eram prosas poéticas.


Como teste, Valéria foi convidada para produzir uma para a antologia “Racismo, Não”, organizada pela própria MWG. “Fiquei insegura por não ser meu lugar de fala, mas não só foi publicada como depois inserida em outra coletânea com as 100 melhores poesias publicadas pela editora. Pensei: por que não? Todo mundo está precisando de um abraço na alma e de palavras de incentivo que mostram que isso vai passar, mas que a gente tem que se manter vivo, se cuidar e respeitar a memória dos que se foram e não tiveram a mesma chance que nós. Estou com duas vacinas no braço, mas continuo usando máscara. Dedico, inclusive, esse livro aos profissionais da saúde e também aos que com sua arte amenizaram as dores desse tempo. Todo mundo estava recluso, uns passando por muitas necessidades”, descreve.


No geral, os textos abordam questões cotidianas de uma maneira que cativa e envolve os leitores. Nem todos são inéditos: alguns foram publicados em trabalhos anteriores, mas somados a esse novo projeto por estarem dentro da proposta. Muitas das novas produções foram escritas após episódios corriqueiros. “Em uma conversa com minha irmã (professora e que além das aulas remotas, dedicou-se a cuidar de crianças e da mãe idosa nesse período), senti que ela estava exausta. Aí escrevi sobre a nova rotina, que é a de todas nós. Como tudo ficou diferente. As mulheres estão se identificando muito. Em outra ocasião, com minha cunhada, saiu o texto sobre aniversário na quarentena. Todos fizeram”.


“Um Abraço na Alma” pode ser encomendado com a própria autora por meio do telefone (21) 99945-1976, que também é WhatsApp. Além disso, tanto esse título quanto “Compartilhando Sentimentos Para Não Sufocar Com As Palavras” estarão a venda na Bienal do Livro, no estande da Editora Autografia, onde Valéria estará presente no dia 9 de dezembro, às 18h30m, autografando os exemplares.