Livro bilingue ensina lição sobre bullying para público infantil



Lili Brownie é uma menina negra, gorda, baixinha, de óculos, filha de um europeu e uma nordestina e que sofre bullying por todos esses motivos e também por adorar levar brownie, seu doce favorito, para a escola, onde logo passa a ter seu corpo comparado ao formato do doce. A menina é a protagonista do livro homônimo, lançado pela professora e escritora Fabíola Fabrícia e que traz uma mensagem sobre como lidar com diferenças. O título pode ser adquirido com a própria autora no Instagram @poetafab.


“Lili Brownie” foi escrito com base nas experiências que a própria autora vivenciou em salas de aula durante 15 anos de docência.”Os alunos sentem muito desconforto devido ao bullying”, aponta Fabíola, que centralizou muitas questões em uma só personagem para construir a história. Na trama, Lili decide buscar o almejado padrão de normalidade, mas a busca por esse referencial traz sérias consequências para sua vida.


O livro, bilingue, é indicado para crianças acima dos cinco anos, apesar de também possuir atrativos para as mais novas: enquanto a parte em português é inteiralmente ilustrada e colorida, a em inglês reproduz os desenhos apenas com seus contornos, permitindo que os pequenos leitores interajam com o material, criando assim os visuais que desejarem para cada personagem. A mensagem transmitida também é indicada para adultos: “Tenho recebido feedbacks também dessa faixa etária, já que a história toca no que diz respeito à cobrança por aparências. Um leitor, sem filhos, comprou para a esposa, viciada em plásticas, e ela se identificou e parou com os exageros dos procedimentos”.


O título, o quarto de Fabíola, foi apresentado recentemente na “Feria Virtual Internacional Del Libro Centroamérica”. onde fez muito sucesso. Por ser bilingue, já foi lido até na Nigéria, na Dinamarca e na Noruega, conforme conta a autora, que nasceu em Teresina (PI), mas mora em Brasília desde os seis anos de idade. Após o sucesso de “Escritos Morgados” (2017), “Reflexões Poéticas” (2018 – em parceria com o poeta Antonio Lima Martins e lançado na 4ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura) e “Poesia, Literatura de Ideias – Poetry, Literature of Ideas” (2019 – edição bilíngue Português/Inglês), estreou na literatura infantil.