No dia 17 de agosto, sábado, às 17h, a Orquestra Forte de Copacabana - anteriormente conhecida como Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom - promove o “Festival 50 anos Brasil e China” em seu tradicional palco, a fortificação que nomeia o conjunto. Na programação, além do show do grupo, haverá uma exposição de fotos, toque dos tambores chineses, dança do dragão, exibição de kung fu e até degustação de chá e caligrafia chinesa para o público.
“Ambos os povos compartilham um espírito acolhedor e caloroso, característico de suas culturas, que valoriza a hospitalidade e a generosidade. Essa irmandade se reflete não apenas na beleza natural e no calor humano, mas também nas trocas culturais e econômicas que fortalecem, cada vez mais, essa parceria especial”, diz a diretora artística da orquestra, Márcia Melchior.
A programação está prevista para ter início às 17h, quando os espectadores serão recepcionados desde o pórtico do Forte por duas típicas manifestações culturais do país oriental. O toque dos tambores chineses será apresentado por um grupo de alunos de percussão da Associação Cultural Chinesa; já as danças do leão e do dragão, por integrantes da Associação Kung Fu Garra de Águia Gonçalense do Estado do Rio de Janeiro.
Em parceria com o Instituto Confucius PUC-Rio, o público poderá ter seu nome escrito em caligrafia chinesa, além de usufruir de uma degustação de chá, uma tradição milenar. Essas duas últimas atividades ocorrerão no salão de exposições temporárias, com acesso em frente ao tradicional palco da orquestra. Também no salão haverá a exposição de fotos "A História da China" com uma seleção de fotografias de artistas visuais chineses, retratando a cultura, paisagens e costumes locais.
Dando sequência ao festival, os presentes poderão assistir, na alameda uma performance de facão chinês e mãos livres e uma apresentação de kung fu, ambas com integrantes do Instituto Wulindao, liderado por Shifu Edgar. Em seguida, a partir das 18h, será a vez da apresentação da Orquestra Forte de Copacabana, que nesse show, mesclará músicas chinesas, cantadas em mandarim, a sucessos brasileiros.
O Festival é realizado em parceria entre o Forte de Copacabana e sua orquestra, o Instituto Confucius PUC-Rio e o Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro. O patrocínio é da CNOOC, por meio da Lei Rouanet.
Serviço: Festival 50 Anos Brasil e China | Data: 17 de agosto, sábado | Horário: das 17h às 19h30m | A Orquestra Forte de Copacabana subirá ao palco às 18h | Local: Forte de Copacabana (Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6) | Grátis. Livre.
Kommentare