top of page

Escola em Copacabana oferece vagas para jovens e adultos que precisam concluir o Ensino Fundamental


A Escola Municipal Alencastro Guimarães está com vagas abertas para jovens acima de 16 anos e adultos que desejam concluir o Ensino Fundamental. As turmas disponíveis são as que compreendem o ciclo entre 6º e 9º ano e as matrículas podem ser realizadas gratuitamente no próprio endereço, sem necessidade de apresentação de histórico escolar.


“Em função da pandemia, a evasão foi muito grande”, lamenta o professor Robson Cavalcanti, orientador da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Ano passado, fizemos uma busca ativa pelos alunos. A gente ligava, mandava aulas por WhatsApp... A escola quer resgatar esses estudantes e aumentar a relevância social. É uma unidade favorecida por ser ao lado do metrô Cardeal Arcoverde. Antes, atendíamos 120, 130 alunos. Terminou o ano com 50 e poucos”.


Todas as aulas são oferecidas no período da noite, permitindo que os interessados trabalhem durante o dia. Por ser uma instituição vinculada à Secretaria Municipal de Educação, todos os matriculados são contemplados com Riocard Escolar e merenda. “A pessoa sai do trabalho e se alimenta antes de estudar. Servimos um jantar delicioso feito por uma merendeira maravilhosa que vai continuar com a gente em 2022”.


Para se matricular, não é necessário apresentar nenhum documento escolar – Cavalcanti aponta que muitos perderam em enchentes ou mudanças. “A educação, como um todo, está num momento de desânimo. O sujeito nos procura para resgatar o tempo e correr atrás de melhoria de vida. Ele tinha que ter concluído o Ensino Fundamental há dez, 20, 30 anos… Oferecemos um programa diferenciado. Não é igual ao das crianças nem bimestralizado, mas sim separado por semestre. O foco é que a pessoa tenha certificação para aumentar a empregabilidade e ter outras oportunidades”, finaliza.


A Escola Municipal Alencastro Guimarães fica na Rua Toneleiro, 21.

bottom of page