Copacabana prepara-se para a chegada do Natal com decorações e show festivo gratuito


Árvore de Natal da Avenida Atlântica (Foto: Rafael Catarcione)

O Natal já chegou em Copacabana e no Leme. Desde novembro, as ruas estão enfeitadas para a festa, fazendo com que a população entre no clima. Além de enfeites na orla, espaços comerciais e até condomínios residenciais já montaram suas decorações.


A Avenida Atlântica recebeu uma enorme árvore de Natal de 14m no canteiro central, na altura da Rua Santa Clara. A peça. uma iniciativa da Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, divide a atenção do público, que tem procurado este e os outros adornos, como as estrelas e os globos iluminados, para fotos. O letreiro de “Feliz Natal” instalado no calçadão (onde outras peças transportam o clima natalino à orla) também é muito disputado. Complementado o clima festivo, os postos de salvamento receberam paineis temáticos para a data, além de placas com a saudação em sete idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, japonês e chinês.

Decoração natalina na orla (Foto: Rafael Catarcione)

“Esse ano queremos que seja emblemática a passagem do Natal no Rio. Nada melhor que a Avenida Atlântica, na Praia de Copacabana, reconhecida mundialmente como um dos cenários mais bonitos da cidade, para simbolizar a esperança e o amor que essa época faz florescer em nós. A orla, nosso maior ativo turístico, exibe mensagens positivas de Feliz Natal, assim como o exuberante Parque de Madureira!”, celebrou a presidente da Riotur, Daniela Maia.

Shopping Cidade Copacabana
Copacabana Mall

Nas ruas internas, os espaços comerciais entraram no clima. No Shopping Cidade Copacabana, três árvores de Natal, todas em tons de vermelho, sendo uma no primeiro pavimento e duas no segundo, embelezam os corredores, ocupando toda a altura do pé-direito. Enfeites simulando presentes também podem ser vistos no espaço, que recebeu ainda figuras de Papai Noel penduradas na rampa central. Tornando o espaço ainda mais natalino, as entradas de cada bloco de apartamentos receberam guirlandas e luzes.

Centro Comercial de Copacabana
Shopping 680

Contrastando com as cores adotadas por este endereço, o Copacabana Mall escolheu dourado para sua decoração, oferecida pela chocolateria Lugano. A árvore de Natal desse espaço está no primeiro piso, perto da entrada da Rua Barata Ribeiro. Perto dali, mas na Av. N. Sª de Copacabana, o público pode apreciar a árvore montada pelo Centro Comercial de Copacabana, que optou por adornos coloridos para marcar a data. O mesmo estilo de decoração foi empregado pelo Shopping 680, no mesmo logradouro. Ali, mais duas árvores foram montadas perto do acesso ao espaço comercial, mas quem desce até o subsolo se depara com uma terceira, maior ainda, reforçando a festa. O Centro de Comércio Jardim Copacabana também aderiu ao clima festivo e enfeitou sua galeria com uma grande árvore de Natal e outros enfeites. Até o supermercado Zona Sul, no Leme, entrou na festa, pendurando algumas guirlandas na fachada voltada para a orla.

Paróquia da Ressurreição

As igrejas também se prepararam para a festa. A Paróquia da Ressurreição já armou seu famoso presépio, com peças grandes acompanhadas de arranjos de poinsétias e luzes que completam os enfeites. Igualmente festivas, as paróquias São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora de Copacabana montaram suas representações do nascimento de Jesus, no lado de fora de cada prédio.

Paróquia São Paulo Apóstolo
Paróquias Nossa Senhora de Copacabana

Já os edifícios residenciais estão sendo incentivados a participar da celebração pela Sociedade Amigos de Copacabana, que, em parceria com a administradora Imodata, realiza um concurso de decoração natalina. Os interessados em concorrer devem enviar fotos do prédio decorado, assim como o nome do condomínio para sociedadeamigosdecopacabana@gmail.com até 17 de dezembro. Antes mesmo do anúncio da competição, o Edifício Praia do Leme, na Rua Roberto Dias Lopes, iluminou todas as árvores que ficam na entrada do logradouro, como faz anualmente perto do Natal.

Edifício Tâmara

Igualmente tradicional é a decoração do Edifício Tâmara, na Rua Cinco de Julho, que há 11 anos é montada com materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão e isopor coletados pelos próprios moradores, que deram origem à árvore de Natal, às figura do Papai Noel e de uma rena e ao presépio, que, nessa edição, conta com uma novidade: as peças são autômatas. Os movimentos foram uma ideia do síndico Vicente Feitosa Tavares, baseado em modelos já popularizados na Europa. Na versão do condomínio, apenas os animais possuem movimentos gerados por uma lâmpada giratória, mas as demais peças são acionadas com manivelas, como é comum no exterior.

Tornando o bairro ainda mais natalino, a artista Julia Klein faz o show “Natal Solidário”, com repertório de músicas típicas da data. A apresentação será no dia 17 de dezembro, a partir das 20h, em frente a portaria do edifício situado na Rua Ministro Viveiros de Castro, 41. A participação do público é gratuita, mas são esperadas doações de alimentos e produtos de higiene pessoal a serem doados à Casa de Apoio à Criança com Câncer.