Confira seis dicas para o carro não te deixar na mão


A bateria do carro é um item que muitas vezes não recebe a devida atenção e tal descuido é notado nos piores momentos. Afinal, quem nunca precisou empurrar o carro por falta de bateria? Os cuidados devem ser realizados regularmente, principalmente com a programação das viagens que se aproximam no fim do ano. Em média, uma bateria dura de 2 a 3 anos, mas há certos hábitos que podem diminuir sua vida útil. Pensando nisso, Alexandre de Lucca, mecânico em São Paulo que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, separou seis dicas de como cuidar da bateria do carro. Confira a seguir:


Coloque o carro para andar

Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos 5 minutos.


Atenção antes de dar partida

Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro, sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Portanto, atenção aos faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida.


Evite o uso de equipamentos elétricos com o veículo desligado

Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo.


Saiba a capacidade da bateria

Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela.


Faça revisões preventivas

É importante realizar consultas especializadas a cada seis meses no automóvel, principalmente se você está planejando uma viagem mais longa. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina. Você pode evitar complicações maiores tratando um pequeno problema logo no início.


Cuidado ao escolher o alternador

O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por conta disso, é válido escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos ao equipamento. Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampère e seu alternador de 45, na hora da carga você perderá 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria.


Diversos serviços automotivos, como mecânica, auto elétrica, funilaria e pintura, são realizados por profissionais especializados que podem ser encontrados no GetNinjas. Para mais informações sobre a contratação destes serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.