top of page

Coluna "Turismo": Escócia

(publicada na edição 388)

A nossa coluna de turismo dessa edição nos reserva um destino muito especial para essa época do ano. Trata-se da Escócia, um lindo país, tradicional pela fabricação do uísque - a “água da vida” para os escoceses -, pelas lindas paisagens das “highlands” e o típico clima friozinho para essa época do ano, isso sem falar da hospitalidade dos escoceses.


Nossa viagem, de trem começa na Inglaterra. Vamos partir de Londres, passar pelas cidades de Chester, Glasgow, Inverness, Edimburgo, pelo Lago Ness e regressar para Londres. Durante todo o roteiro, os apreciadores de uísque vão ter oportunidade de conhecer os “single-malt” e os “blended” das regiões de Lowland, Highland, Speyside e Islay.


Preparados? Então vamos com o Guia Valle para nossa primeira cidade, Chester, uma pequena jóia no interior da Inglaterra, perto da fronteira, banhada pelo Rio Dee. Fundada para servir como uma fortificação romana nos anos 100, a cidade ainda guarda construções e muros da época e possui um típico casario em estilo normando. Em dois dias você pode conhecer a pé os principais pontos turísticos além de passear de barco pelo rio.


Comece o passeio pelo centro através da rua principal, a Eastgate St. Suba na passarela do relógio e caminhe pelo muro romano (“city walls”) em volta da cidade. Visite a Catedral (um espetacular complexo medieval com o átrio e jardins), o Museu Grosvenor (do período romano ao clássico vitoriano), a Telford's Warehouse (com música ao vivo e restaurante), o castelo, o Anfiteatro Romano, o prédio da prefeitura e algumas típicas brewery (pequenos restaurantes que fazem sua própria cerveja). Reserve o outro dia para o breve cruzeiro pelo Rio Dee. Aprecie os bairros nobres com as casas suntuosas em estilo vitoriano. Depois, caminhe pelas ruas Victoria Cres, S. Crescent Rd, Elizabeth Cres, do outro lado do rio e complete seu dia no Parque Grosvenor e pelas lojinhas na rua principal.


Bem, agora é hora de descansar pois amanhã iremos embarcar no trem com destino a Glasgow, na Escócia. Na hora do embarque aprecie a linda estação ferroviária de Chester. Até a próxima edição. Caso você esteja interessado nesse tour, não deixe de pesqueisar nas agências de viagens anunciantes do jornal.

Dicas:


• Caso você não queira andar pela cidade, existe a opção de city tour através do ônibus Hop On-Hop Off que passam pelos principais pontos da cidade. Outra opção é embarcar no Chester Heritage Tours, um típico ônibus calhambeque de 1914.

• Existem tours que podem ser feitos em grupo a pé. Entre eles o tradicional de reconhecimento da cidade e os especiais como o Lugares Fantasmagóricos e os Locais Secretos. Para mais informações, acesse www.visitchester.com/tours.

• Verifique os horários para realizar o passeio de barco pelo Rio Dee. Para obter informações você pode acessar www.chesterboat.co.uk

• Reserve um hotel próximo a estação ferroviária, pois fica bem próximo do Centro e você não precisará pegar condução.

• As duas principais Brewery da cidade são a Joule's e a Okkel's (Bear & Billet)

• Para quem tem um pouco mais de tempo, as cidades de Stratford-Upon-Avon (terra de William Shakespeare) e Liverpool (dos Beatles) estão próximas de Chester. Vale a pena!

bottom of page