Cirurgiã-dentista ressalta importância de tratamentos dentários em pacientes de doenças diversas

Informe publicitário

Nenhum problema de saúde lhe impede o acesso ao tratamento dentário, muito pelo contrario, nesses casos é de suma importância ter um rigoroso controle odontológico. Um exemplo são pacientes diabéticos, que tem maiores chances de problemas periodontais, ou seja, problemas gengivais e do osso que envolve os dentes. Assim aparecem as inflamações na gengiva, com ou sem sangramento, dependendo da fase, tumefação, odor desagradável e consequentemente a perda óssea do suporte dentário, ocasionando a movimentação e o deslocamento de sua posição normal e sua perda, se não tratar a tempo.


Pacientes diabéticos, cardíacos, renais, hipertensos, alérgicos etc., todos podem ser submetidos ao tratamento odontológico sem problemas, desde que bem monitorados. São utilizados medicamentos apropriados para cada caso.


Compete ao paciente informar ao Cirurgião-Dentista seu estado de saúde e as medicações que utiliza no seu dia a dia. Isso é de suma importância para o planejamento de seu tratamento com segurança, Nunca se deve omitir, em hipótese alguma, se tiver algum problema de saúde ao ser perguntado. Responder com exatidão sua doença e seus medicamentos, não impedirão o tratamento, apenas os procedimentos são diferentes para cada caso.


Já houve relatos de cirurgia que não cicatrizava, porque a pessoa não disse que era diabética com medo de não ser atendida e casos de desmaios por problemas cardiológicos omitidos. Esses problemas geralmente não ocorrem, caso o paciente informe ao profissional, seu estado atual de saúde e também seu histórico passado e de seus familiares, assim como doenças, cirurgias, medicações. Tudo deve ser relatado, para um tratamento odontológico seguro.


Dra. Cleonice - Cirurgiã-Dentista

Av. N. Sra.de Copacabana, 435 / 403 Tel: 2554-6814 / 2548-9606 / 99862-2181