top of page

CCBB Brasília promove encontro online sobre a vida dos Faraós e Rainhas


O Faraó Ramses II e sua esposa a Rainha Nefertari (Imagens: Divulgação/Reprodução)

A antiga civilização egípcia costuma despertar grande curiosidade por sua arquitetura, religiosidade e o próprio modo de vida. Entre tantos aspectos marcantes também é possível destacar a figura do Faraó e a importância das rainhas. Serão justamente esses dois últimos tópicos que nortearão o encontro online de 08/09, às 19h30, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB). O evento terá transmissão gratuita pelo canal de YouTube do BB.


Durante o encontro A vida dos Faraós e Rainhas, Pieter Tjabbes, curador da mostra Egito Antigo: do cotidiano à eternidade, que está em cartaz no CCBB Brasília, e a egiptóloga, Flávia Haddad, revelarão a grande missão dos faraós e a relação da mumificação e da tumba funerária com a importante passagem para a vida eterna.


A soberania de inesquecíveis rainhas do Egito Antigo como Cleópatra e Hatchepsut e a personalidade de Nefertari, “grande esposa real” e maior amor de Ramsés II também terão destaque no encontro. O bate-papo com o público será ilustrado com fotos e vídeos sobre os temas.


No endereço www.ccbbvirtual.com.br também é possível conferir a versão virtual da exposição.


Os palestrantes

Flavia Haddad é formada em Egiptologia na Sorbonne Université em Paris, França. No Brasil lecionou em algumas instituições como Casa do Saber e MuBe. É também autora do livro Shaana, la fille du Pharaon publicado na França em 2008. Em seu site, www.flaviahaddad.com.br, a especialista oferece vasto conteúdo sobre o Egito Antigo.

Pieter Tjabbes é formado em Direito e História da Arte pela Universidade de Leiden, na Holanda e dirige a A Art Unlimited, responsável pela produção da mostra Egito Antigo. Atuou também como diretor técnico do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e do Stedelijk Museum em Schiedam, na Holanda.


Serviço

Encontro online A vida dos Faraós e Rainhas

Data: 08/09 (quarta-feira)

Horário: Às 19h30

bottom of page