Amor e fraternidade são tema de auto de Natal do Solar Meninos de Luz


Apresentação do auto em 2020 (Foto: Divulgação)

A magia do Natal chegou, trazendo aqueles sentimentos que aquecem corações. Esperança de dias melhores, empatia, união e amor são sentimentos cada vez mais vivos nas crianças e jovens das comunidades do Pavão/Pavãozinho e Cantagalo, no Rio de Janeiro, atendidas pelo Solar. O auto de Natal da Escola de Teatro Solar Meninos de Luz é uma das apresentações mais aguardadas do ano e, para presentear o grande público, a Orquestra Solar novamente se uniu ao projeto para contar a história do nascimento do Menino Jesus. Canções folclóricas e clássicos natalinos serão interpretados ao vivo durante o espetáculo, .encenado nos dias 17 e 18 de dezembro, a partir das 10h, no teatro da instituição, com entrada gratuita.


Participam também alunos da oficina de percussão, que assim como a orquestra, fazem parte da Escola de Música Solar Meninos de Luz, coordenada por Jules Vandystadt e Henrique Machado. Para Jules, o trabalho conjunto entre orquestra e teatro é uma experiência muito interessante na formação das crianças e jovens:


“Eu venho da escola do teatro musical onde a música é apenas mais um dos elementos da narrativa. Essa parceria com a escola de teatro traz para os alunos da orquestra a noção de que a música também pode contar uma história. a noção de que as artes se complementam e se conectam. Isso é muito importante na formação musical deles.”


Sobre as expectativas dos alunos para a apresentação, ele completa: “Para muitos, a apresentação ao vivo será a primeira desde que entraram na Escola de Música. Eles estão bastante empolgados. Essa integração com o teatro trará uma nova experiência para eles, um prenúncio do que está por vir no ano que vem.”


O espetáculo se passa em um pequeno vilarejo. Nele, uma professora e seus alunos vão montar o pinheiro de Natal da cidade. Porém, um fato transforma um simples desejo em uma missão de amor ao próximo, mostrando que é possível acreditar em dias melhores e renovando esperanças. 


Serviço:

“O Desejo de Natal”

Apresentações: 17 e 18 de dezembro, das 10h às 12h

Local: Teatro Solar Meninos de Luz – Rua Saint Roman, 136 - Copacabana

Capacidade: 400 lugares

Entrada gratuita

Necessário utilizar máscara e apresentar comprovante de vacinação

Assista ao vivo em www.youtube.com/solarmeninosdeluz


Repertório da orquestra

• “Deck The Halls” (Tradicional natalina norte-americana) – Professores

• “Have Yourself a Merry Little Christmas” (Hugh Martin & Ralph Blane) - Professores

• “Borboleta” (Folclore nordestino) - Alunos de violão e percussão + professores

• “Cacofonia Instrumental” - Alunos de violão, percussão e cordas friccionadas + professores.

 • “Hark! The Herald Angel Sing” (Felix Mendelssohn) - Alunos de cordas friccionadas + professores. 

• “Hallelujah” (Leonard Cohen) - Alunos de sopros (madeiras e metais), alunos de coral + professores.