Academia Brasileira de Belas Artes comemora 73 anos com lançamento de livro


A Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) lançou um livro comemorativo dos seus 73 anos. O material, em capa dura e bilingue, relembra o passado da instituição e menciona os atuais acadêmicos, imortalizando os participantes do grupo. O Jornal Posto Seis é exaltado na publicação, que relembra a parceria entre a instituição e o veículo em eventos e reportagens.


A ABBA desenvolve a promoção e o intercâmbio ligados às áreas afins das Belas Artes, utilizando-se programas e projetos realizados no Brasil e no exterior, com interesse voltado para o patrimônio nacional. Diretamente inspirada pela Academia Francesa, foi fundada em 1948 pelo intelectual José Venturelli Sobrinho em uma cerimônia no icônico Hotel Palace Avenida, que ficava na Avenida Rio Branco e atualmente esta sediada na Ilha do Governador. Dentre os patronos de seus assentos, estão Rodolfo Bernardelli, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Jean Baptiste Debret, Rodolfo Amoêdo e Mestre Valentim.


O livro é assinado pela presidente da academia, Vera Gonzalez, responsável também pela pesquisa. A revisão ficou por conta de Isis Berlink Renault, Yara Mochiaro e Zélia Fernandes. Já o projeto gráfico foi assinado por Thiago Alvarães. Por sua vez, o crédito da capa, “Assamblage”, é de Iracy Carise.


Além de citar o histórico do grupo, o material também descreve as atividades anuais desde 2013, onde exalta, em vários momentos, o apoio do Jornal Posto Seis em suas atividades. Essa parceria tornou-se ainda mais próxima quando a instituição, por meio da secretaria executiva Wanelytcha Simonini, estreou uma coluna no veículo, trazendo informações e curiosidades sobre diversas expressões artísticas.

O livro apresenta todos os acadêmicos em ordem alfabética. A página do editor do Jornal Posto Seis, Mauro Franco, apresenta seus trabalhos em prol das artes plásticas, assim como as exposições comemorativas dos aniversários de Copacabana, e por seus livros (“Conversa de Botequim”, “Tempo Incerto”, “Tempo Incerto 2 - Não Faça Isso” e “Marimbás do Posto 6”), evidenciados no volume. São mencionados ainda os outros títulos lançados pela Editora Posto Seis: “Eternamente Copacabana” e “Rio Turístico”. Mais informações podem ser obtidas em www.facebook.com/academiabrasbelasartes.