top of page

Coluna "Turismo": Salvador

(publicada na edição 487)


Os cenários soteropolitanos exibidos pela novela das 21h, “Segundo Sol”, tem gerado a curiosidade do público acerca de Salvador. A capital da Bahia, associada ao carnaval e aos trios elétricos, possui atrativos turísticos durante o ano inteiro. Os baixos custos dos pacotes para lá fazem da cidade um local ideal para o carioca que deseja fugir da rotina por uns dias.


Para conhecer o básico do local, o indicado é iniciar a viagem visitando o Centro Histórico, onde fica o famoso Elevador Lacerda, que funciona há 145 anos conectando as partes alta e baixa, separadas por 63 metros. Na seção inferior, um dos lugares mais visitados é o Mercado Modelo, voltado ao artesanato, mas onde são encontrados também artigos diversos, assim como bares e restaurantes. Do alto da subida, pode-se conferir a bela paisagem da Baía de Todos os Santos com o Forte de São Marcelo, atualmente fechado a visitação, e, ao anoitecer, conferir o por-do-sol. Caminhando cerca de 15 minutos, chega-se ao Terreiro de Jesus, um dos pontos mais antigos e repleta de prédios históricos, como a Catedral Basília e a Faculdade de Medicina (a primeira do Brasil), e casas coloniais centenárias. A cultura baiana também é apresentada no espaço, onde, frequentemente, acontecem shows de capoeira e venda de souvenirs. No entorno, ficam algumas das principais igrejas da Bahia. Uma que merece ser visitada é a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Construída por escravos, possui santos negros e missas, em determinados horários, com passos do candomblé e tambores.

Elevador Lacerda

O Terreiro de Jesus é uma das entradas ao Pelourinho, uma das principais referências de Salvador. Mais que uma atração turística, o bairro ajuda a contar a história da cidade, fundada ali, em meios a muitos estabelecimentos culturais e comerciais. O espaço, decadente do começo do século XX até a década de 1980, se valorizou gradualmente ao longo dos anos e recentemente, foi revitalizado, o que o tornou ainda mais atraente. Dentre os espaços mais visitados, estão a Fundação Casa de Jorge Amado, onde funciona um museu dedicado ao escritor, e a casa azul que foi cenário de um dos clipes do cantor Michael Jackson.

Pelourinho

O Convento de São Francisco, também situado ali, merece algumas horas da atenção dos visitantes. A igreja, em seu interior, é uma das mais ricas do Brasil – estima-se que foram usados 700kg do material em sua decoração. Nas partes externas, os azulejos portugueses transportam os visitantes para o passado. Apesar da imponência desta, é a do Nosso Senhor do Bonfim, longe da parte histórica, conhecida nacionalmente – é nela que são distribuídas as fitinhas em homenagem ao santo. De lá, vale pegar um ônibus e ir até o bairro Ribeira, onde há uma sorveteria que desde 1931 está de portas abertas servindo mais de 60 sabores dos mais variados como biribiri, cajá, mangaba e sapoti, além dos tradicionais.

Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Apesar dos inúmeros atrativos históricos e arquitetônicos, Salvador oferece outras atrações como o Farol da Barra, que além de ainda funcionar, abriga o Museu Náutico. A praia naquele ponto é uma boa escolha para quem deseja relaxar. Quando a maré está cheia, trata-se de um bom ponto até para surfistas; quando está baixa, forma-se piscinas naturais com água cuja tonalidade varia entre o verde e o azul, dependendo do momento. O calçadão de lá é bastante movimentado e, com tantas lojas e restaurantes, também atrai muitos turistas.

Uma ideia é combinar esse passeio com a ida à Casa do Rio Vermelho, antiga residência do ilustre casal Jorge Amado e Zélia Gattai. Os cômodos que inspiraram inúmeros trabalhos estão preservados e abertos a visitação: no total, com os jardins, são cerca de mil metros quadrados para serem contemplados. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita, mas em todos os dias há opção de visita guiada, sem cobranças adicionais.

Farol da Barra

O entorno de Salvador também oferece atrações inesquecíveis que só a Bahia oferece. Ficou curioso em conhecer? Contacte algum dos anunciantes do Jornal Posto Seis e reserva sua viagem!

bottom of page