top of page

Coluna "Turismo": Estados Unidos (Costa Histórica da Flórida)

(publicada na edição 453)


Para muitos brasileiros, visitar a Flórida significa “tour de compras em Miami e Orlando”. O que muitos desconhecem é que o estado oferece muitas outras atrações. Fica nele a mais antiga cidade norte-americana: Saint Augustine. Por esse motivo, os roteiros pela chamada Costa Histórica abrangem, além de muitas praias, atrações que remetem ao período da colonização, transformando a viagem em um passeio cultural.


É exatamente em Saint Augustine que, de acordo com pesquisas arqueológicas, fica o local onde situava-se o primeiro povoado europeu na região, explorada desde 1513 e ocupada a partir de 1565. Hoje, em seu lugar, há o “Fountain of Youth Archaeological Park”, batizado em homenagem ao explorador espanhol Ponce de Leon e sua lendária busca pela fonte da juventude. O passeio, guiado, é inteiramente teatralizado e conta a história da região. Dentro dele, há uma réplica da capela de “Mission of Nombre de Dios”, que seria o berço do Cristianismo no país e local da primeira missa no país.

Mission Of Nombre de Dios (Foto: Fountainofyouthflorida.com)

O Castillo de San Marcos é outro lugar antigo que merece ser prestigiado. Trata-se de uma antiga fortaleza maçônica erguida no século XVII para proteger o território dos invasores britânicos. O espaço, desativada desde 1933 e aberta para visitação. A conservação da estrutura, preservada como se fosse nova, costuma agradar os turistas, que se encantam também as explicações dos guias. A ida é imperdível para quem deseja entender a ocupação da área.

Castillo de San Marcos (Foto www.citystaug.com)

Outras atrações também agradam toda a família. Que tal subir os 219 degraus do farol de Saint Augustine? O passeio pode até exigir algum esforço, mas, no alto, não há como se arrepender ao vislumbrar a belíssima vista das praias da região – elas são totalmente indicadas para a hora de. No passeio, os visitantes também conhecem a vida da família que, por muitos anos, tomou conta da construção vivendo em uma pequena casa próxima. No mesmo lugar, funciona o “Maritime Museum”, cujo acervo é composto de materiais utilizados no local durante determinado período.

Farol de Saint Augustine (Foto: Jonathan Zander/Wikipedia)

Para os amantes de animais, Saint Augustine também reserva passeios. Na “Marineland Dolphin Adventure”. Anteriormente, era um local onde eram oferecidos shows com golfinhos; hoje, trata-se de um centro de ensino e pesquisa relacionada à conservação e à reabilitação desses animais. Além do ingresso, pode-se reservar também algum programa de interação com eles – que tal nadar com alguns durante uma hora inteira? Já no “Alligator Farm and Zoological Park”, pode-se passar de tirolesa por cima dos jacarés e crocodilos, o que é uma experiência única. O espaço apresenta ao público apenas répteis das mais variadas espécies. Os visitantes costumam se surpreender ao descobrirem que existem tantos diferentes!

Marineland Dolphin Adventure (Foto: Facebook Marineland Dolphin Adventure) 2
Alligator Farm and Zoological Park (Foto: Facebook St. Augustine Alligator Farm and Zoological Park)

Em sua próxima viagem à Flórida, visite Saint Augustine. Certamente o destino irá te surpreender!

bottom of page